Manual sobre Técnicas de Bioengenharia e Vídeos de Ensaios Geotécnicos em Laboratório

Publicação pode ser conferida no site de Furnas

Publicado em:

FURNAS apresenta novo produto fruto de trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento + Inovação (P&D+I) Aneel, reforçando o compromisso da empresa com investimentos em inovação e tecnologia. A companhia lançou, no dia 6 de agosto de 2021, o manual “Recomendações Técnicas em Bioengenharia: Instalação e Manutenção de Cobertura Vegetal de Taludes na UHE Batalha” e dois vídeos de ensaios geotécnicos. O manual tem por objetivo orientar engenheiros e geotécnicos sobre a utilização desse tipo de cobertura em barragens e taludes em geral. O estudo foi realizado pelo Centro Tecnológico de Engenharia Civil do Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia (DSB.E) da empresa, em Aparecida de Goiânia.

A metodologia proposta no manual promove melhor desempenho da técnica e a necessidade de um número mais espaçado de intervenções para sua manutenção, quando comparada às técnicas tradicionais aplicadas para o mesmo fim.

Já os vídeos dos ensaios geotécnicos em laboratório têm por objetivo disseminar a boa técnica de execução dos ensaios, a partir das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e da experiência de mais de 40 anos  do laboratório de Furnas na execução destes ensaios. Os vídeos propostos são os dois primeiros de uma série que o Laboratório de Furnas pretende lançar, sendo estes: NBR 6458 – Anexo B: Determinação da massa específica. Grãos de solos que passam na peneira de abertura 4,8 mm. NBR 12770 – Solo coesivo: Determinação da resistências à compressão não confinada.

De acordo com Rodrigo Calixto, superintendente de Empreendimentos de Geração de FURNAS, o tema erosão é de extrema relevância para o setor elétrico, pelo envolvimento com as questões ambientais que têm custos elevados, destacando a técnica de cobertura vegetativa como uma alternativa de prevenção no controle de processos erosivos.

O lançamento dos vídeos e do manual foi realizado em webinar que contou com a parceria da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS. O evento virtual na íntegra está disponível no canal da Associação. O Manual e os vídeos podem ser acessados na versão digital, no portal de FURNAS no link https://www.furnas.com.br/subsecao/90/publicacoes-tecnologicas?culture=pt .

Além de Calixto, participaram do evento Renato Marques Cabral, gerente do Departamento de Segurança de Barragem e Tecnologia; Marta Luz, engenheira e coordenadora do Laboratório de Mecânica dos Materiais; Marlon Schliewe, engenheiro de Furnas; e Alexandre Castro Pereira, gerente da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica da empresa.

 

Por: Larissa Marques