II Olimpíada Nacional de Inovação das Empresas Eletrobras incentiva colaboradores na criação e execução de projetos

Mais que simples teoria, as ideias e propostas apresentados pelos funcionários devem reduzir custos e aumentar eficiência na gestão da empresa

Publicado em:


De hoje até a próxima sexta-feira (20/8), cerca de 60 colaboradores de FURNAS, Chesf, CGT Eletrosul, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrobras e CEPEL participam da II Olimpíada Nacional de Inovação das Empresas Eletrobras. Após mais de 160 inscrições, a segunda edição do game levará os funcionários em uma imersão de temas como startups, design thinking, empreendedorismo, entre outros, até o final desta semana. Do encontro sairão 10 propostas a serem trabalhadas por equipes de diferentes empresas do grupo. O objetivo é incentivar a execução de projetos inovadores capitaneados pelos próprios participantes, por meio da identificação de problemas ou oportunidades no ambiente de trabalho.   

“Essa é uma Olimpíada diferente porque todos ganham, uma vez que a gente aprende no processo, com todos integrados”, declarou o diretor de Gestão Corporativa de FURNAS, Pedro Brito. “É um momento que contagia todas as áreas da empresa, inclusive, aquelas que ainda não tinham uma pegada de inovação”, complementou.  O evento contou com a participação de todos os diretores das subsidiárias da holding. 

“Nesta semana serão 40 horas de trabalho com desenvolvimento de técnicas, metodologias, discutir com muita cooperação entre os integrantes que estão diante de uma oportunidade ímpar de criar e trazer o novo”, destacou Luiz Augusto Figueira, diretor de Gestão Corporativa da Eletrobras.   

Até novembro deste ano, os participantes passarão por três fases que consistem nas propostas, construção do produto (Laboratório de Prototipação) e estruturação de um potencial negócio (Jornada Empreendedora). Toda estrutura do evento visa contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU.   

Para o coordenador do evento, Thiago Peixoto, gerente de Educação e Inovação Corporativa de FURNAS, os participantes podem esperar uma programação intensa, pois trata-se de oportunidade para quem está motivado a colocar uma ideia em prática. “É hora de arregaçar as mangas e colaborar com outras pessoas para identificar problemas, oportunidades de inovação e propor soluções práticas”, enfatizou.   

No ano passado, na primeira edição da Olimpíada, participaram 40 colaboradores que propuseram 40 temas em 16 grupos formados até elencar 10 propostas. Uma delas, a EBAS (Energy Business Analytics Solutions), que atua no apoio à gestão e tomada de decisão, tem previsão de faturar R$ 3,5 milhões até 2025, com receita anual de R$ 1,9 milhão.   

Além dos colaboradores, participaram do webinar o diretor de Gestão Corporativa da Eletronorte, Wanderley Uchoa; o diretor Técnico da Eletronuclear, Ricardo dos Santos; o diretor de Gestão Corporativa da Chesf, Adriano Soares da Costa; o diretor Geral do CEPEL, Amilcar Guerreiro; e o diretor da Eletrosul, Bruno Lisboa. 
 

Por: Marcos Paulo