Colaboradores das empresas Eletrobras apresentam projetos no Demoday da II Olimpíada Nacional de Inovação

Evento bateu recorde de público e selecionou seis iniciativas que somadas receberão R$500 mil de investimento

Publicado em:
Crédito: Divulgação


As empresas Eletrobras realizaram, ontem (26/8), o evento on-line e aberto ao público que marcou a reta final da II Olimpíada Nacional de Inovação das empresas Eletrobras, que teve como propósito de incentivar a execução de iniciativas inovadores conduzidos pelos próprios colaboradores, mediante à identificação de problemas ou oportunidades no local de trabalho. 

O evento, que chegou a 584 participantes simultâneos, foi aberto pelo diretor de Gestão Corporativa da Eletrobras Furnas, Pedro Eduardo Fernandes Brito, que ressaltou a relevância da participação de colaboradores, das companhias e executivos em eventos como esse. “A oportunidade de participar de um evento como esse, de fato, é uma experiência única na vida. Nunca precisamos tanto de inovação como nesse atual momento do setor”, afirmou o diretor. 

O webinar foi apresentado por Rafael Carlos de Oliveira, analista de TI e integrante do SQUAD Inovação da Eletrobras Furnas e pelo gerente de Inovação Corporativa da Eletrobras Furnas, Thiago Guimarães Peixoto. “Esse evento é a primeira Olimpíada de Inovação em escala nacional e nós, das empresas Eletrobras, fomos os pioneiros ao unir sete empresas. Ano que vem o plano é expandir para todo o setor”, destacou.

De acordo com ele, a Olímpiada Nacional é, sobretudo, um programa de desenvolvimento organizacional, que estimula o intraempreendedorismo e a Inovação aberta entreseus participantes, sendo eles uma mola propulsora para mudança de cultura. 

Após exibição das 12 soluções finalistas, com o propósito de cada projeto e os benefícios, conduzidas por um representante de cada equipe, seis foram ranqueadas pela banca de jurados formada por especialistas das empresas e pela votação do público:

1ª lugar: Monitora – Karla Kan, Aline Souza, Antônio Moreira, Marina Minozzo e Marcia Saadia 

2ª lugar: Conect-EE - Ubyratan Fonseca, Marcelle Marques, Fernanda Figueiredo, Claussius Pimentel e Gervásio Albuquerque 

3ª lugar: Cotaqui - Wagner Lima, Pessanha, Pedro Barros, Clebson Alexandre e Ana Duarte 

4ª lugar: SCEDIG - Francisco Júnior, Thiago Soares, Fausto Neto, Roberto da Silva, Alessandro Rodrigues e Jesus da Silva 

5ª lugar: CRIS (Central de Robôs para Interação com o SAP) - Joana Viana, Ana Amélia, Renato Arrieche e Éder da Silveira de Almeida 

6ª lugar: Integra + Voluntariado – Tatiana Junqueira, Luciana Vinagre, Leonardo de Araújo e Robson Ribeiro  

A organização da II Olimpíada Nacional de Inovação das Empresas Eletrobras gradece aos outros grupos que apresentaram diversas ideias inovadoras e foram contemplados com reconhecimento por Honra ao Mérito. São eles: 

  • ANJOEL - Alessandra Rocha, Marcos Machado, Andrés Raul, Raquel Rabelo e Márcio Giannini;
  • Árvore de Dados - Pedro Vieira, Felipe Guedes, Rafael Santos, Alan Douglas e Aguinaldo Fernandes;
  • Colabora - Processos Visíveis para Todos - Erik de Paula, Leane Carvalho, Paula Ribeiro e Theilis Pereira; 
  • EletroFênix - Denilson Santos, Leonardo Fernandes, César Bassi e Daniel Caldas; 
  • S-Team - Cami Cabral, Raphael Lemos, Elisa Kunde, Carlisa Sena e Delirose Ramos 
  • Saúde Conectada - Ana Lima, Marília Santana, Daniel Siqueira, Alys Cabral e Renata Côrte.


Próximas etapas 

O Framework de Inovação 2021 com as etapas internas e externas tem como direcionador estratégico os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, conforme exibido ao público por Peixoto. Segundo ele, até o final deste ano, os projetos selecionados passarão por mais duas fases, que consistirão na construção do produto através do Programa Laboratório de Prototipação, entre o final do mês de agosto e setembro, e da Jornada Empreendedora, para estruturação de um potencial negócio, até novembro. 

As soluções aprovadas poderão ser desenvolvidas por Venture Building ou em parcerias com empresas de startups, produzidas por meio de recursos de custeio, criação de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre outras formas de construção. 

“O mais importante é que, até o final desse desenvolvimento, esses projetos se transformem em produtos. Alguns deles podem até se transformar em novas fontes de receita, não apenas benefícios através de custos evitados ou outros benefícios intangíveis, mas também com geração de valor para os colaboradores, empresas e sociedade”, completou o coordenador do evento. 

A estimativa é de que as duas etapas acima, que ocorrerão até novembro, somem um investimento de R$ 500 mil reais nesses seis grupos vencedores. 

Confira abaixo a íntegra do webinar:

 

Por: Leonardo Cunha