FURNAS recebe pelo nono ano Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol

Certificação é um reconhecimento pela transparência nas informações do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa

Publicado em:


FURNAS recebeu pelo nono ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). A certificação é um reconhecimento concedido às empresas que realizam, verificam por terceira parte independente e publicam seus inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Registro Público de Emissões (RPE). Para o ciclo de 2020, o RPE conta com 192 Instituições inventariantes dos mais diversos setores econômicos.  Dessas, 111 conquistaram o Selo Ouro.  

“A conquista do novo Selo Ouro demonstra a integralidade e a transparência de FURNAS nas informações do inventário de emissões, bem como o compromisso em combater os efeitos das mudanças climáticas. Representa que além da empresa adotar o principal método internacional de mensuração de inventários de emissões, ainda o faz no seu padrão máximo de qualidade”, destaca Letícia Costa Manna Leite, superintendente de Gestão Ambiental. 

FURNAS possui diversas fontes de emissão. São cerca de 50 variáveis, das quais as mais significativas são as provenientes das usinas termelétricas, das perdas na transmissão de energia, do combustível da frota de veículos, da energia elétrica obtida através de concessionárias locais e do gás SF6 (hexafluoreto de enxofre) que pode, eventualmente, vazar dos disjuntores das subestações. 

“Nos dois primeiros anos da iniciativa, FURNAS foi agraciada com o Selo Bronze. Em 2011, foi a vez de ser reconhecida com o Selo Prata e nos últimos anos com o Selo Ouro", conclui a superintendente. 


Programa Brasileiro GHG Protocol  

Criado em 2008, o Programa Brasileiro, desenvolvido e coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).  

O objetivo é estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações e proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários. 

Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development(WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras, entre elas FURNAS.
 

Por: Carlos Andre Sant´Anna