Grupo de P&D de FURNAS publica artigo científico em periódico internacional

Pesquisa sobre erosões em margens de reservatórios foi publicada no Journal of Hydrology

Publicado em:


O grupo de pesquisadores de FURNAS que atua na linha de pesquisa "Estudos de Mitigação de Processos Erosivos e Hidrossedimentologia de Empreendimentos Hidrelétricos", coordenada pelo Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia, publicou na última terça-feira (28/9)  artigo em periódico internacional  acerca do tema erosões em margens de reservatórios. O artigo científico intitulado "Experimental study of erosion by waves on the lakeshore of lateritic soils" (Estudo experimental de erosão por ondas em solos lateríticos de margens de lagos) foi publicado no renomado Journal of Hydrology, que tem um fator de impacto de 5,72 e está entre os 11 periódicos de maior relevância em Engenharia Civil.

A pesquisa, que tem como autor principal o engenheiro Marlon Schliewe, da Divisão de Instrumentação e Suporte Tecnológico, traz uma análise detalhada de uma série de experimentos laboratoriais que simularam a erosão de margens de reservatório por ondas induzidas pelo vento e sobre a consequente deposição dos sedimentos gerados. Os resultados foram obtidos graças aos investimentos de três projetos de P&D+I da ANEEL: PD.0394-1014/2011, PD.0394-1603/2016 e o PD.0394-1705/2017, coordenados pela engenheira Marta Luz, da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica, e que também assina o artigo como coautora, juntamente com pesquisadores e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Os resultados publicados se unem a um vasto acervo de novos conhecimentos gerados sobre o tema, que continua sendo explorado no P&D ANEEL 0394-1705/2017, intitulado "Modelagem em Diversas Escalas da Geração de Sedimentos em Erosões e o Aporte em Reservatórios de UHEs", com término previsto para junho de 2023.

Essa publicação se soma a outros registros internacionais realizados pelo grupo, desde o primeiro projeto de P&D sobre o tema, mostrando o quanto a questão continua sendo relevante na comunidade científica e, em especial, para o setor elétrico.

Acesse à integra do artigo, clicando aqui.
 

Por: Larissa Marques