FURNAS presta serviços de análise estrutural à restauração do Cristo Redentor

Centro Tecnológico de Engenharia Civil da empresa avalia a estrutura e o revestimento do monumento

Publicado em:
Crédito: Anne Lopes


Com experiência de quase 40 anos em análise de materiais e serviços de tecnologia para a construção de barragens e empreendimentos de geração de energia, o?Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, em Aparecida de Goiânia (GO), atua, a convite da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, na avaliação da estrutura e materiais do Cristo Redentor para as obras do restauro do monumento que completa 90 anos neste dia 12/10. O trabalho inclui também o início de estudos e proposições para implementação de um Plano de Manutenção de longo prazo. 

Foram realizadas inspeções nas estruturas de concreto, de argamassa (manto) e no revestimento externo do manto da estátua. Algumas amostras dos materiais foram analisadas pelos técnicos dos laboratórios de FURNAS em Goiás. O engenheiro Alexandre de Castro, do?Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS, e a engenheira Anne Lopes, do Departamento de Planejamento de Aquisições e Contratações, atuam e coordenam as ações de apoio ao estudo dos materiais da estrutura do Monumento do Cristo Redentor. 

“A inspeção técnica teve por objetivo verificar as condições atuais da estrutura de concreto que suporta o monumento, da estrutura de argamassa que dá modelagem ao manto, do revestimento externo em pedra sabão e rejunte. As amostras de concreto e argamassa foram avaliadas com a utilização de técnicas e equipamentos modernos de análise de materiais”, explica Anne.  

No relatório emitido para a Mitra foram apresentadas informações necessárias para subsidiar um plano de acompanhamento e de manutenção preventiva do Monumento Cristo Redentor. 

Além do estudo dos materiais, FURNAS instalou, em cada ombro da estátua do Cristo Redentor, equipamentos de monitoramento meteorológico que têm por objetivo verificar as condições climáticas na área do monumento. O monitoramento está previsto para ocorrer durante um período de 12 meses, registrando velocidade e direção dos ventos, temperatura, umidade e pressão.

“Esses dados serão utilizados para verificar as atuais condições de velocidade e direção de vento incidente no Cristo Redentor, como as fortes rajadas observadas nos últimos dias de setembro, com velocidade de mais de 120 km/h medida pelos nossos instrumentos. Este monitoramento poderá subsidiar futuros estudos e análises estruturais, como por exemplo a verificação dos critérios da norma brasileira NBR 6123, sobre carga de vento em estruturas”, explica Alexandre de Castro.

“O trabalho realizado junto à equipe de Furnas me possibilitou a experiência da proximidade com profissionais e equipamentos de última geração, comandados por um time comprometido e entusiasmado com a beleza e importância da estrutura que sustenta o Monumento Cristo Redentor”, relata a arquiteta Cristina Ventura, mestre em Patrimônio e responsável pelas ações das obras do restauro do Projeto Cristo 90 anos. 

O Centro Tecnológico de Engenharia Civil de FURNAS foi construído em 1982 e conta com modernas instalações voltadas para o desenvolvimento de pesquisas e estudos nas áreas de engenharia civil e hidráulica, assim como o controle tecnológico de qualidade, nas várias fases que compõem uma obra para geração de energia, em especial, e obras de infraestrutura em geral. 

Os estudos conduzidos no local contribuem na análise de critérios, revisando e estabelecendo novos conceitos e gerando novos parâmetros a serem utilizados em projetos, resultando em obras seguras e mais econômicas. São estudos de construção de barragens com pesquisas que definem e otimizam o uso de materiais, minimizando custos e proporcionando melhor desempenho, segurança e durabilidade dos empreendimentos. 

Entre os serviços prestados pelo Centro Tecnológico de Engenharia Civil estão Tecnologia do Concreto, Geotecnologia, Metrologia, Recuperação de Usinas e Desenvolvimento de Sistemas Construtivos. O Centro já prestou serviços a mais de 30 obras distribuídas entre 19 países dos cinco continentes. 

No Brasil já foram atendidos mais de 170 empreendimentos hidrelétricos, do inventário até a operação, com serviços que vão desde o estudo da mecânica dos solos e das rochas, tecnologia e ensaios de durabilidade do concreto, instrumentação e segurança de barragens, calibração e verificação de instrumentos e estudos em modelos reduzidos.
 

Por: GCA.P