FURNAS conquista o Prêmio Aberje 2021 Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo

Empresa foi destacada na categoria Ética, Integridade e Compliance

Publicado em:
Crédito: Divulgação


O Programa de Integridade Corporativa de FURNAS ganhou o Prêmio Aberje 2021 – Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo na categoria Ética, Integridade e Compliance. O resultado da premiação foi divulgado nesta quinta-feira (21) pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), entidade que reúne corporações e agências de comunicação.  

“É uma honra para FURNAS ser reconhecida por suas ações de disseminação da cultura ética e de integridade”, comemorou o presidente da empresa, Clovis Torres. “O prêmio coroa nossas práticas e mostra que estamos no caminho certo para elevar o padrão de governança da empresa”, complementa.  

O caso apresentado pela companhia abordou a experiência de transformar o programa itinerante de divulgação da cultura ética e de conformidade por meio de esquetes teatrais, que percorreu em 2019 uma série de unidades regionais de FURNAS, num evento totalmente on-line em razão da pandemia de Covid-19.  

Foi este o desafio que deu origem ao projeto “O que você faria?”, uma live realizada em novembro do ano passado que mesclou os formatos de webinar e programa de TV para estimular que os colaboradores refletissem sobre questões éticas e recebessem informações sobre a atuação e canais de contato dos agentes da integridade de FURNAS - Superintendência Riscos, Conformidade e Segurança da Informação, Comissão de Ética, Ouvidoria, Departamento de Apuração de Denúncias e Auditoria.  

“Com a pandemia, tivemos de adaptar nossa maneira de realizar a comunicação interna. A tecnologia digital revelou-se uma aliada para o engajamento dos colaboradores. Independente do meio ou formato, a essência do nosso trabalho não muda: comunicar de forma assertiva e eficiente para a construção da reputação corporativa e o alcance dos objetivos de estratégicos de FURNAS”, afirma a superintendente de Comunicação”, Ana Cláudia Gesteira.  

“O treinamento em questões de ética e integridade é um dos pilares do Programa Eletrobras 5 Dimensões. Com o apoio da Comunicação e de outras áreas da empresa, disseminamos estes compromissos para os colaboradores e outros públicos de relacionamento, buscando com que as mensagens cheguem a todos com coerência e clareza", pontua Fernanda Ornelas, superintendente de Riscos, Conformidade e Segurança da Informação de FURNAS. 

A concepção e execução das ações do Programa de Integridade Corporativa 2021 foi coordenado pelo Departamento de Comunicação e Relações Institucionais de FURNAS, e contou com a assessoria da Companhia de Teatro Contemporâneo. O resultado pode ser conferido em O que você faria? Integridade e ética no seu dia a dia

A próxima etapa do Prêmio Aberje é o Painel de Cases Brasil, em que os casos selecionados na etapa regional serão defendidos perante uma banca para a definição dos vencedores nacionais. 
 

Por: Leonardo Cunha