Papo virtual desmistifica o câncer de mama

Evento realizado ontem (27) encerrou a programação das ações de conscientização no mês do Outubro Rosa

Publicado em:


O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Este ano foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização e ressaltar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença, FURNAS realizou uma série de ações no mês do Outubro Rosa. O webinar o “Nosso Papo Rosa” encerrou a programação, nesta quarta-feira (27), com a ginecologista, mastologista e presidente do Instituto Nosso Papo Rosa, Maria Julia Gregório Calas, e a oncologista e vice-presidente do instituto, Sabrina Rossi Chagas. A roda de conversa virtual contou com a abertura de Ana Cláudia Gesteira, superintendente de Comunicação de FURNAS e a presença de Ana Silva Matte, conselheira de administração da Eletrobras.

Na Abertura, Ana Gesteira reforçou a importância da conscientização sobre o câncer de mama e enfatizou as várias ações da empresa para alertar os funcionários. “É um prazer imenso realizar mais essa atividade sobre esse assunto de tamanha relevância. Desde 2000, FURNAS trabalha fortemente divulgando informações sobre o câncer de mama e fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, enfatizou a superintendente.

Para Sabrina Rossi Chagas, o grande vilão contra o câncer de mama ainda é a desinformação. Ela relatou que 68% dos dados disseminados na internet são falsos. A médica explicou ainda o que é o câncer e quais são os mitos, tabus e verdades sobre a doença, ressaltando que uma dieta rica em verduras, frutas e legumes, exercícios físicos regulares, não fumar e diminuir a ingestão de álcool reduzem o risco de contrair a doença.

“Uma em cada oito mulheres vai ter câncer de mama e, quanto mais cedo descobrir, maior é a chance de cura. A minha mensagem é para que as pessoas tenham hábitos saudáveis, empatia, compaixão e atenção ao autocuidado com o outro e consigo mesmo. Essas atitudes são remédios que não são comprados na farmácia, mas que são aliados poderosos no combate à doença”, alertou Dra. Sabrina.

Depois foi a vez de Maria Julia Calas desmistificar os exames para detectar o câncer de mama e a importância de cada um deles no diagnóstico precoce da doença (mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética). A médica também ensinou como fazer o autoexame e em que momento deve ser feito. Ela alertou ainda que os homens também podem ter a doença.

“Se toque, se ame, se cuide, se alimente bem, busque qualidade de sono, beba menos, elimine o tabagismo, faça a sua atividade física e não deixe de fazer seus exames de rotina. Seja feliz! Essas são as dicas para diminuir a incidência de câncer de mama”, afirmou Dra. Maria Julia.

Um dos momentos emocionantes do “Nosso Papo Rosa” foi o testemunho da advogada Ana Silva Matte, conselheira de administração da Eletrobras. Ela contou sobre o desafio pessoal que enfrentou na luta contra um câncer de mama e como encontrou forças para vencê-lo. “Eu fui muito abençoada porque considero ter renascido no ano de 2000, após o tratamento e cirurgia. A maior lição que tirei foi nunca ter vergonha de falar sobre o assunto. Essa travessia exige coragem para seguir adiante, apesar do medo. Encontrei no amor da minha família e amigos a força para conseguir superar os desafios e vencer essa doença. Nunca mais deixei de fazer meus exames”, contou.

Os participantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas que abordaram temas como reposição hormonal, a idade de maior incidência da doença, alteração benigna das mamas (displasia mamária), entre outros. Ana Gesteira encerrou o “Nosso Papo Rosa” chamando a atenção para a importância do trabalho desenvolvido pelas médicas e deixou uma dica: “O amor aliado ao tratamento é o melhor remédio na cura da doença”.

A íntegra deste webinar pode ser conferida aqui.

Veja aqui a palestra proferida pela médica Sabrina Chagas
 

Por: DCA.P