Torres das Linhas de Transmissão Foz do Iguaçu - Ivaiporã 1 e 2 são recompostas por técnicos com agilidade após vendaval

Ventos chegaram a mais de 100 km por hora

Publicado em:
Crédito: Daniela Monteiro


As equipes da Eletrobras Furnas concluíram nesta sexta-feira, 29, a recomposição de duas torres das Linhas de Transmissão (LTs) Foz do Iguaçu – Ivaiporã derrubadas pelo vendaval que atingiu toda a região oeste do Paraná na noite do último sábado, 23.

Os ventos chegaram a mais de 100 km por hora, causando danos e transtornos em várias cidades. Três circuitos de Furnas foram desligados, mas foi possível o isolamento das falhas e o pronto restabelecimento de um dos circuitos,não havendo perda de carga, segundo o ONS.

As equipes foram mobilizadas imediatamente e logo identificaram os locais dos tombamentos: a torre 038 do Circuito 2, em Santa Terezinha de Itaipu, foi a primeira a ser localizada, no próprio sábado, e, apenas quatro dias depois, na última quarta-feira, já estava recomposta. A outra torre – 163 do Circuito 1, no município de Diamante do Oeste – foi identificada no domingo, 24, num trabalho dificultado pelas condições meteorológicas ainda ruins. A recomposição dessa torre ocorreu nesta sexta-feira, 29. A forte tempestade do dia 23 derrubou também, em Santa Terezinha de Itaipu, o poste 46 da linha de eletrodo de terra 2 de Foz do Iguaçu, cuja recomposição será concluída amanhã. 

Trabalharam nessa ocorrência, em campo, mais de 100 profissionais e foram necessários caminhões (munke baú), guindaste, escavadeiras hidráulicas e ambulâncias. Os técnicos que participam da manutenção fizeram exames de Covid-19 e seguiram os protocolos de saúde e segurança determinados por FURNAS. 

Segundo o gerente do Departamento de Linhas de Transmissão, Ricardo Abdo, a recomposição das torres só foi possível em prazo tão curto, graças à estruturação do Plano de Atendimento a Emergência de LTs de FURNAS e à excelência técnica e comprometimento de sua força de trabalho.
 

Por: Leonardo Cunha