FURNAS retoma aulas do Curso Cuidador

Turmas estavam suspensas desde o início das medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19, em 2020

Publicado em:


FURNAS retomou neste mês de outubro, as aulas do Curso Cuidador, capacitação profissional promovida pela empresa desde 1997, com foco na melhoria da qualidade de vida dos que precisam de cuidados especiais. O início das aulas da segunda turma, previsto inicialmente para abril de 2020, foi suspenso por conta da pandemia e as medidas preventivas necessárias ao combate da Covid-19. 

Assim como praticamente todas as atividades presenciais, o curso também foi impactado pela pandemia. “Como o curso prevê aulas práticas para cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência, seria inviável termos aulas online e por isso precisamos paralisar as atividades”, explica Claudia Tenório, assistente social de FURNAS. “Estávamos ansiosos pela retomada, porém, visando a segurança dos alunos, professores e demais envolvidos na realização das aulas estamos voltando só agora com as pessoas imunizadas com pelo menos uma dose da vacina e com a sinalização das autoridades sanitárias pelo fim do isolamento social”, reforça. 

“A retomada do curso obedece todos os protocolos sanitários de modo a oferecer mais segurança para alunos, professores e profissionais envolvidos. Além das salas amplas e arejadas, preparadas para a realização das aulas, todos os participantes estão vacinados, utilizam máscaras de proteção durante as aulas e fazem uso regular de álcool em gel”, ressalta Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS

A turma que conta com 50 alunos, entre brasileiros e refugiados, funciona duas vezes na semana e busca qualificar esses novos profissionais no atendimento ao cuidado com idosos, pessoas com deficiência, adultos, crianças e adolescentes. As aulas acontecem em sede do Instituto Transformar, apoiador do Centro Brasileiro de Cooperação Intercâmbio de Serviços Sociais - CBCISS, que é parceiro de Furnas desde 2019 para a realização do curso.  

Mais de 2 mil inscritos aguardam a sua vez de ingressarem nessa formação. As próximas turmas foram remanejadas e ocorrerão em janeiro de 2022, restando ainda outras oito turmas a serem realizadas até dezembro de 2022. Quem está inscrito será contatado em breve pelo CBCISS.  

A lista de inscritos e selecionados para as próximas turmas está disponível aqui.
 

Por: DCA.P