FURNAS investe em capacitação para aumentar a segurança no trabalho

Voltado as lideranças da companhia, o módulo “Observação Comportamental” foi o 1º treinamento presencial na nova sede da empresa, no Centro do Rio

Publicado em:
Treinamento “Ferramentas de Prevenção de Acidentes” reuniu diretores, superintendentes, gerentes, engenheiros e técnicos de segurança, no dia 29 de outubro. / Crédito: Arquivo FURNAS


Com a presença dos diretores de Gestão Corporativa, Pedro Brito, e Engenharia, Sidney Bispo, foi encerrado na última sexta-feira (29/10) o módulo Observação Comportamental do treinamento Ferramentas de Prevenção de Acidentes, iniciativa que visa apoiar os líderes no desenvolvimento de habilidades para reafirmar o compromisso com a segurança e multiplicar esse valor junto às equipes, reduzindo riscos e aumentando resultados. Trata-se de mais uma etapa do programa Energia, Segurança e Saúde Ocupacional, contemplado no Plano Diretor de Negócios e Gestão da Eletrobras. O treinamento, que durou uma semana, foi o primeiro presencial no Edifício Barão de Mauá, nova sede da empresa, no Centro do Rio de Janeiro, e seguiu todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus.

Diretores, superintendentes, gerentes, engenheiros e técnicos formaram grupo de 80 treinandos engajados em ampliar a segurança nas operações de Furnas. “É fundamental garantir um ambiente de trabalho seguro e com risco cada vez mais reduzido para nossos funcionários. Investimos na prevenção, ajudando os líderes a tomarem decisões capazes de influenciar seus times com comportamentos criteriosos, chegando a todos os níveis hierárquicos de forma sistêmica, participativa e alinhada com as estratégias empresariais”, ressalta o diretor de Gestão Pedro Brito, para quem o ativo mais importante da empresa é o funcionário.

De acordo com Bispo, a importância do treinamento está na conscientização dos princípios básicos da segurança e no compromisso com os resultados. “Furnas está no caminho certo para uma mudança na cultura de segurança e a ideia é ampliar esse conceito na empresa, começando a pensar em inovações considerando esses princípios e parâmetros da observação comportamental”, explica.



O diretor de Gestão Corporativa, Pedro Brito, e o diretor de Engenharia, Sidney Bispo, participaram da capacitação.


Durante o treinamento foi possível conhecer os conceitos, aplicações e dicas da observação comportamental compartilhadas pela Dupont Sustainable Solutions. O consultor Ricardo Riggs apontou ser necessário seguir alguns passos para uma mudança efetiva na cultura da empresa: focar e observar a ação dos profissionais no ambiente de trabalho; reforçar positivamente os comportamentos realizados com segurança; conversar com o colaborador sobre os riscos que algumas atitudes podem trazer para ele, com atenção no comportamento e não na pessoa; conseguir o compromisso de que o trabalho será executado sempre com segurança, conversar sobre outras preocupações relacionadas a riscos e, por último, sempre agradecer ao empregado.

A capacitação prevê ainda o módulo Gestão de Incidentes, de 9 a 11 de novembro, com atividades teóricas e práticas. A iniciativa é uma realização da Superintendência de Gestão de Pessoas, através do Departamento Saúde, Segurança e Bem Estar no Trabalho.
 

Por: Fátima Gomes