FURNAS conquista prêmio inédito para as empresas do Sistema Eletrobras

Empresa ficou em primeiro lugar na categoria Inovação, no II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias

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FURNAS conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação, no II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, por seu Processo de Monitoramento de Ações de Remediação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22). O prêmio é inédito para as empresas do Sistema Eletrobras e o projeto de FURNAS foi escolhido entre 26 inscritos de todo país.  

“O prêmio é o reconhecimento pela Corregedoria Geral da União,  o Órgão Central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, da construção em FURNAS de uma prática inovadora no processo correcional,  focada no aperfeiçoamento da governança corporativa e em agregar valor à organização”, destaca o presidente da empresa Clovis Torres. “O recebimento do prêmio se dá em um momento em que a inovação, além de objetivo estratégico, é tema de importantes projetos na empresa”, ressalta.  

O objetivo do concurso é estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas corregedorias públicas em todos os níveis da federação que promovam o aprimoramento das apurações de responsabilidade de agentes públicos e entes privados e a inovação processual ou tecnológica no combate à corrupção por meio de unidades correcionais. 

A partir das inconformidades identificadas na atividade de apuração de denúncias, o Departamento de Apuração de Denúncias de FURNAS pode recomendar a implementação de planos de ação para remediação dos processos de controle interno. Essas recomendações devem ser referendadas pelo Comitê do Sistema de Integridade (CSI).    

“De forma a criar critérios objetivos para o controle interno das remediações recomendadas pelo CSI, inovamos ao padronizar o processo de monitoramento com a elaboração da Instrução Técnica 16, que regulamenta as atribuições dos órgãos envolvidos e os limites de suas competências”, explica Patrícia de Souza Matias, gerente do Departamento de Apuração de Denúncias

“Além de a iniciativa se alinhar com o objetivo estratégico de alcançar padrões de excelência de integridade institucional, a implantação do processo de monitoramento representa uma inovação no âmbito da atividade correcional ao apoiar a gestão a partir da identificação de riscos concretos, em que é preciso melhorar os controles”.
 

Por: Carlos Andre Sant´Anna