FURNAS participa de oficina do ICMBio voltada à proteção de aves do Cerrado e Pantanal

Objetivo é elaborar ações para a conservação das espécies ameaçadas destes biomas

Publicado em:
Crédito: Pixabay


FURNAS participa, até a próxima sexta-feira (3/12), de oficina de elaboração do II Ciclo do Plano de Ação Nacional das Aves do Cerrado e Pantanal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave). O objetivo da reunião é elaborar ações que preservem as aves ameaçadas indicadas no plano, nativas destes biomas.

O encontro, realizado virtualmente pelo órgão ambiental devido à pandemia, conta com a participação de FURNAS, universidades, organizações não-governamentais e consultorias ambientais. A empresa foi convidada por conta de sua atuação dos diferentes PANs que participa, como os das Aves da Mata Atlântica,  Pato-mergulhão, Ungulados, Espécies Aquáticas da Bacia do Rio Paraíba do Sul e Pequenos Felinos.

O biólogo Adriano Rodrigues Lagos, do Departamento de Gestão do Meio Físico-Biótico, representa a companhia e destaca a importância dos trabalhos de monitoramento e conservação da fauna que FURNAS vem desenvolvendo nos diferentes biomas em que seus ativos estão inseridos.    

"Nos monitoramentos de fauna executados em atendimento às condicionantes ambientais, encontramos por vezes espécies de aves ameaçadas de extinção que são alvos do PAN das Aves do Cerrado e Pantanal. Esses dados podem contribuir para entender a distribuição destas espécies em áreas do território brasileiro que, muitas vezes, não são estudadas pelas instituições envolvidas”, afirmou o biólogo.

A participação de FURNAS nestes fóruns não só contribui para a conservação das espécies ameaçadas, mas também pode auxiliar a empresa no atendimento das demandas dos órgãos ambientais competentes, no âmbito do licenciamento dos empreendimentos da empresa nos biomas supracitados.
 

Por: Larissa Marques