FURNAS é premiada com o selo Empresa Pró-Ética 2020-2021

Anúncio foi feito nesta terça-feira, durante cerimônia em Brasília

Publicado em:
Crédito: Tauan Alencar - CGU


FURNAS foi premiada nesta terça-feira (7) com o selo Empresa Pró-Ética 2020-2021, em reconhecimento ao seu Programa de Integridade denominado Eletrobras 5 Dimensões. O anúncio foi feito durante cerimônia na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, em Brasília. Ao todo 356 empresas se inscreveram e 67 foram aprovadas para receber o selo.   

“É uma conquista para a nossa companhia, um reconhecimento público muito importante porque pela primeira vez FURNAS recebe o selo Empresa Pró-Ética. Isso nos deixa orgulhosos e recompensados por toda a dedicação dos profissionais do Departamento de Gestão da Integridade, cujo gerente é o Felipe Cabral. O nosso Programa de Integridade ‘Eletrobras 5 Dimensões’ foi construído e aprimorado ao longo de cinco anos de muito trabalho, comprometimento e seriedade”, declarou a superintendente de Gestão de Riscos, Conformidade e Segurança da Informação de FURNAS, Fernanda Ornelas, após receber o prêmio.    

Durante a cerimônia de premiação, a executiva lembrou de todos os envolvidos no Programa. “Faço questão de agradecer aos demais agentes de Integridade da empresa: 

Bernardo Braga e José Henrique da Costa, presidente e secretário-executivo, respectivamente, da Comissão de Ética; Paola Bonow, da Ouvidoria; Alessandro da Silva Portinho, Auditoria; e Patrícia Matias, do Departamento de Apuração de Denúncias”, enfatizou. “Todos fazem parte do processo integridade corporativa e juntos criamos uma cultura de Integridade na Empresa, porque valores éticos e conduta íntegra fazem a diferença. Garante a perenidade da nossa empresa e o diferencial no mercado para os nossos stakeholders”, concluiu.   

O?Pró-Ética é promovido pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), órgão da Controladoria-Geral da União (CGU), com a parceria do Instituto Ethos, e busca promover no país um ambiente corporativo mais íntegro e transparente. As empresas aprovadas contam com os benefícios do reconhecimento público de que estão comprometidas com a prevenção e o combate a atos de fraude e corrupção, da publicidade positiva e da avaliação do programa de integridade por equipe especializada. A edição 2021 comemora os 10 anos do projeto e foi realizada com o apoio da Apex-Brasil em parceria com os membros do Comitê Pró-Ética.   


Eletrobras 5 Dimensões  

O Programa de Integridade (compliance) Eletrobras 5 Dimensões foi criado em 2016, de maneira unificada para todas as empresas Eletrobras, com base nas diretrizes da Controladoria Geral da União – CGU. 

O Programa consiste em um conjunto de ações contínuas que visa identificar, prevenir e corrigir eventos de fraude e corrupção, garantindo o cumprimento, por parte de FURNAS, da legislação pertinente, bem como implementar uma cultura de integridade, com vistas ao fortalecimento dos processos de negócios da Companhia, pautados nos princípios e valores éticos defendidos.   

Sua estruturação abrange 5 dimensões:  

  1. Desenvolvimento do ambiente de gestão do programa de integridade.  
  2. Análise periódica de riscos.  
  3. Estruturação e implantação de políticas e procedimentos do Programa de Integridade.  
  4. Comunicação e treinamento.  
  5. Monitoramento do programa, medidas de remediação e aplicação de penalidades.  
     
Por: Andre Sant´Anna