FURNAS recebe integrantes do MIT REAP para apresentação dos resultados 2021

Programa global de desenvolvimento de ecossistemas de inovação pretende alavancar a economia do Rio de Janeiro

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS promoveu, nesta segunda-feira (20) evento com os integrantes do time Rio do MIT REAP, programa de aceleração de empreendedorismo em regiões, apoiado pela empresa. O evento realizado no Espaço Conexões, ambiente colaborativo na sede da companhia, no Rio de Janeiro, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e contou com a presença dos apoiadores e da equipe que desenvolve o projeto e que vem trabalhando em ações para fomentar e fortalecer o ecossistema. O objetivo foi demonstrar a evolução do trabalho, com apresentação dos primeiros resultados.  

Participaram do encontro o diretor de Gestão Corporativa, Pedro Brito, e Thiago Guimarães Peixoto, gerente de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa, ambos de FURNAS; Hudson Mendonça, champion (líder-coordenador) do Time Rio de Janeiro e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS) da Coppe/UFRJ; Paulo Ganime, deputado federal; Hector Gusmão, CEO e fundador da Fábrica de Startups; Luiz Mandarino, líder de parcerias da Energy Hub; Marcus Vinícius Fonseca, professor e pesquisador do LabrInTOS da Coppe/UFRJ; Aspen Andersen, diretor de TI e Digital da Vibra Energia; e Richard Zeiger, sócio da MSW Capital.  

“Em 2019, iniciamos este projeto que reúne uma equipe qualificada e grandes empresas com o propósito de colocar o Rio de Janeiro e o Brasil em uma rota de desenvolvimento e escrever uma história importante para o crescimento do país”, ressaltou Pedro Brito durante a abertura do encontro. “Sabemos dos desafios que temos enfrentado e estar com esse grupo que fará diferença no futuro, além dos negócios, me deixa muito satisfeito como cidadão. Temos tudo para alavancar a economia do Rio de Janeiro e tornar o estado referência nos setores de energia e sustentabilidade”, completou o diretor de FURNAS. 

No primeiro momento do webinar, Hudson Mendonça apresentou os resultados e ações desenvolvidas ao longo de 2021. Entre eles, o lançamento do EnergInn, programa de formação e pré-incubação de pesquisadores, universitários e/ou profissionais corporativos com o objetivo de gerar inovações/empreendimentos em larga escala para os setores de energia e sustentabilidade. Ele também destacou entre as iniciativas deste ano a criação do site do MIT, mentoria com o time da Noruega, promoção do webinar “Dada a Largada”, levantamento dos stakeholders do Rio de Janeiro, avaliação dos indicadores de inovação e empreendedorismo (I-Cap e E-Cap) e a realização do workshop presencial no MIT.   

Em 2020, a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para participar do MIT REAP – Regional Entrepreneurship Acceleration Program – programa global de desenvolvimento de ecossistemas de inovação implementado em diversas regiões do mundo. Desde então, o grupo formado pelo laboratório LabrInTOS, da Coppe/UFRJ, FURNAS, Petrobras, VIBRA Energia, deputado federal Paulo Ganime, Fábrica de Startups, Hub SDP e MSW Capital vem trabalhando em ações para fomentar e desenvolver o ecossistema.

Na sequência do encontro, os membros da equipe Rio de Janeiro do MIT REAP fizeram um balanço e falaram sobre as expectativas para o futuro.  Thiago Peixoto destacou a articulação coletiva como um dos pontos positivos do ano. “Em 2021 colocamos em prática a integração entre todos os atores e trabalhamos por um mesmo propósito. O que em 2020 era uma visão foi materializado esse sem dúvida é um destaque”, declarou. O gerente de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa também ressaltou que, em 2021, FURNAS renovou a Olimpíada Nacional de Inovação. “Fizemos a segunda edição da Olimpíada, reunindo sete empresas do grupo Eletrobras, todas trabalhando juntas em uma série de projetos. Também trouxemos a Fábrica de Startups para nosso rol de parceiros, o que foi importante para viabilizar o lançamento do Espaço Conexões de FURNAS. Começamos a preparar a empresa para a Transição Energética desenvolvendo competências chave através da Trilha de Inovação e Transformação Digital, e em 2022 teremos nossa terceira Olimpíada, que será ainda maior e aberta para todo o ecossistema”.   

Entre as ações definidas para o ano que vem o Time MIT-REAP destacou a realização de parcerias estratégicas de comunicação, mapeamento do perfil e seleção dos embaixadores e promotores, parcerias estratégicas para execução dos PPIs (Program or Policy Intervention), construção do “Instituto MIT REAP Rio” e início do EnergInn.
 


 

Por: Andre Sant´Anna