Centro de Operação São Paulo comemora 40 anos

Centro coordena o escoamento de energia para os estados de SP, RJ e PR

Publicado em:


O Centro de Operação São Paulo (CTRS), localizado em Campinas, completa 40 anos em 1º de janeiro de 2022. A sua atuação é fundamental não apenas para FURNAS, mas para todo o Sistema Interligado Nacional – SIN. O CTRS coordena a operação dos ativos de transmissão de FURNAS localizados nos estados de São Paulo e Paraná, com destaque para a operação do Tronco 765kV CA e do Elo de Corrente Contínua 600kV CC, que escoam a geração da Hidrelétrica de Itaipu Binacional para o território brasileiro.    

O CTRS hoje conta com uma equipe de 27 profissionais, sendo 18 operadores trabalhando em regime de turno de revezamento 24h por dia e 7 dias por semana, e 9 colaboradores que atuam nos principais processos do centro de operação: Pré-operação, Normatização e Pós-Operação.
 


Atualmente o CTRS é responsável pela coordenação e supervisão da operação de ativos de FURNAS em 14 instalações: subestações de Bateias, Cachoeira Paulista, Foz do Iguaçu, Guarulhos, Ibiúna, Itaberá, Ivaiporã, Mogi das Cruzes, Tijuco Preto, Atibaia, Campinas, Fernão Dias e Itatiba, sendo estas quatros últimas teleassistidas 24h pelo Centro. Desde 1º de janeiro de 2021, o CTRS também está supervisionando a operação da UHE Jaguari.   

“Na área de atuação do CTRS flui cerca de 15% de toda a energia consumida no Brasil. Estamos falando da transmissão de cerca de 85% da energia gerada na UHE Itaipu e do abastecimento das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De todas as subestações supervisionadas em nosso Centro, seis são classificadas como estratégicas (de grande impacto para o sistema) pelo Operador Nacional do Sistema - ONS, o que demonstra o tamanho da responsabilidade do trabalho da equipe de operação do CTRS. Além disso, o Centro faz a interlocução com o ONS e outras empresas de energia elétrica, viabilizando os trabalhos daxxs equipes de manutenção e, em caso de ocorrências, realizando a recomposição do sistema com agilidade e segurança”, explica Elder Carlos Diniz, no CTRS desde 2014 e gerente desde 2017.    

O Centro de Operação São Paulo foi totalmente reformado em 2004, com a modernização da sala de controle, salas da administração, comercial, auditório, simulador e sala de treinamento, além de toda a atualização de recursos tecnológicos, painel videowall, consoles e sistemas computacionais de última geração. Ao longo de 2021, mesmo com todas as dificuldades da pandemia, o sistema antigo de ar condicionado, que utilizava grande quantidade de água para troca de calor, foi substituído por um sistema mais moderno e eficiente, trazendo mais conforto e segurança tanto para as equipes quanto para os sistemas internos do Centro.    

“O CTRS está subordinado ao Departamento de Gestão da Operação. Sua equipe multidisciplinar atua nos mais altos padrões de qualidade de serviço, salvaguardando os ativos com as maiores receitas de FURNAS, além de total alinhamento com as diretrizes da alta direção da empresa, na busca de melhoria contínua dos processos internos e desenvolvimento de ferramentas que auxiliem a operação em tempo real com foco em maior agilidade em casos de recomposição após perturbação”, ressalta Robson de Matos Fernandes, gerente de FURNAS.  

Segundo o Superintendente de Gestão de Operação do Sistema FURNAS, Mario Fernando Ellis, o Centro de Operação São Paulo já nasceu com a missão de coordenar e supervisionar a operação de um dos sistemas de transmissão mais estratégicos e importantes do país, aquele responsável pelo escoamento da energia gerada pela Usina de Itaipu.   

“Ao longo desses 40 anos de história e de muito trabalho, o Centro teve um significativo incremento do número de instalações sobre as quais passou a ter responsabilidade, e passou também a comandar remotamente os equipamentos de várias dessas instalações. Por tudo isso, trata-se de um elemento essencial para o bom desempenho de importantes ativos de FURNAS e do próprio Sistema Interligado Nacional. Para atuar nos mais altos padrões de excelência, o CTRS conta com profissionais extremamente qualificados, que honram a história do Centro e contribuem para engrandecer o nome de FURNAS", completa Ellis.  

Criado em 1980, o CTRS iniciou com uma instalação provisória na Usina de Furnas (MG) e em 1 de janeiro de 1982 foi transferido para a cidade de Campinas com a denominação de Seção Despacho de Carga de Campinas. Para realizar a transferência foi necessário elaborar uma logística complexa, pois a supervisão da operação não podia ser interrompida. Uma equipe formada por engenheiros e técnicos permaneceu na Usina de Furnas e outra, paralelamente, foi assumindo a coordenação da operação em Campinas.
 

Por: Fernanda Pontual