FURNAS publica edital para leilão de Certificados de Energia Renovável

Publicado em:
Complexo Eólico de Fortim (CE) / Crédito: Marcelo Ribeiro


O edital para o Segundo Leilão de Cessão de Certificados de Energia Renovável de FURNAS já está disponível para as empresas interessadas. O leilão acontecerá em 17 de fevereiro e vai oferecer Certificados para empresas que desejam comprovar a origem renovável da energia utilizada em suas atividades.   

“Os Certificados possibilitam o rastreamento da energia consumida. Isto permite que as empresas que os adquirem cumpram suas metas de sustentabilidade, compensando as emissões indiretas de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo de energia (escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol)” explica o presidente de FURNAS Clovis Torres.  

Estão sendo oferecidos três tipos de produto, todos com data-base de geração 2021: o I-REC Standard – Certificados de Energia Elétrica de Fonte Hídrica para Comercializador (Trader, sem aposentadoria) e para Beneficiário Final (com aposentadoria), e o RECFY – Certificados de Energia Elétrica da Plataforma própria de FURNAS, de fonte hídrica para Beneficiário Final (com aposentadoria). Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. 

O Primeiro Leilão de Certificados de Energia Renovável de FURNAS foi realizado em fevereiro de 2021. “Com essa iniciativa, FURNAS se consolida como um importante player na oferta de soluções de descarbonização, no Brasil e no mundo”, ressalta Torres.    

As empresas interessadas têm até 10/02 para enviar o termo de adesão e a documentação necessária. O edital pode ser consultado no link Eletrobras Furnas - Leilão dos Certificados de Energia Renovável.
 

Por: Fernanda Pontual