FURNAS participa do maior evento de inovação da América Latina

Rio Innovation Week ocupa o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 13 a 16/1, com exposição e palestras. Haverá também atividades virtuais.

Publicado em:


A intenção é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação e da tecnologia. Pelo menos de 13 a 16 de janeiro, quando a cidade sediará o Rio Innovation Week, considerado o maior evento do segmento de inovação na América Latina. Nos quatro dias, 190 expositores de diferentes segmentos estarão reunidos no Jockey Club Brasileiro, no Jardim Botânico, e mais de 500 palestrantes do mundo inteiro se apresentarão em 19 palcos instalados no local ou virtualmente. O evento também conta com a participação de 1,2 mil startups. E FURNAS é uma das patrocinadoras dessa iniciativa.

A empresa colabora com a construção de um ecossistema de Inovação em Energia e Sustentabilidade de classe mundial com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). No evento, a companhia compartilhará seu Framework de Inovação e mostrará à sociedade os resultados dos mais de 50 projetos realizados na seara de inovação nos últimos cinco anos. FURNAS realizará neste ano a III Olimpíada Nacional de Inovação em Energia, expandida para além das oito empresas do grupo Eletrobrás, unindo os principais atores deste mercado no Brasil.

O Rio Innovation Week conta com palestrantes de renome: estão confirmados nomes como o de Steve Wozniak, cofundador da Apple, Richard Branson, fundador do grupo Virgin, um dos maiores do mundo com atuação em diversos setores, e Francis Suarez, prefeito de Miami, que conversará com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação.

FURNAS participa do Energy Hub Summit, que tratará da inovação no setor de energia. Outras grandes empresas como Petrobras, Vibra Energia, Enel, Comgás, Kongsberg, Constellation, Subsea 7, Basf e PwC estarão presentes para compartilhar seus projetos e experiências de fomento à inovação. E ainda uma série de startups apresentará soluções inovadoras para o setor. 

Também para o setor de energia há no evento o Radar Energy Hub, que aponta dois grandes desafios atuais – o desenvolvimento do hidrogênio verde e os créditos de carbono – e convida startups a inscreverem soluções relacionadas a eles. Neste Radar, FURNAS apresenta o seu projeto Desafio FURNAS Conecta – Startups. 

Por meio do Programa de P&D ANEEL, FURNAS também constrói parcerias com startups e estimula um ecossistema nacional de inovação. São selecionadas propostas que apresentam solução original, aplicável e funcional. 

Além do Energy Hub, o Rio Innovation Week tem áreas e atividades voltadas aos segmentos de saúde, turismo, varejo, cultura, entre outros. 
 

Por: Leonardo Cunha