FURNAS realiza segundo leilão de Certificados de Energia Renovável

Desempenho da empresa no mercado de certificados de energia em 2021 superou os dois milhões de unidades

Publicado em:


FURNAS realizou, nesta quinta-feira (17/02), o segundo leilão para cessão de certificados de energia renovável. Os certificados foram negociados com ágio médio de 40%. Após disputa na fase aberta do certame, os proponentes habilitados com lances válidos registraram suas propostas finais e foram totalmente atendidos. Quantidades e valores não serão divulgados para não interferir nas negociações bilaterais ainda em andamento. Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.

"FURNAS ratifica sua política de incentivo à inovação. Há anos, temos direcionado nossas ações a projetos com foco em sustentabilidade e ligados a novas fontes limpas de geração de energia elétrica. O leilão corrobora nosso protagonismo na oferta de soluções de descarbonização, no Brasil e no mundo, posicionando a empresa entre os principais players desse mercado. FURNAS vem buscando avanços na produção de energias renováveis, com o menor impacto possível ao meio ambiente, demonstrando seu compromisso com as práticas de ESG”, ressalta o presidente de FURNAS, Clovis Torres.

Os beneficiários finais puderam optar pela aquisição de certificados de fonte hídrica gerados pela Plataforma I-REC Standard, ou pela Plataforma RECFY, de propriedade de FURNAS, com certificados gerados com tecnologia blockchain a partir dos empreendimentos da empresa. Aos comercializadores foram oferecidos exclusivamente os certificados de fonte hídrica gerados pela Plataforma I-REC.

“Os objetivos de FURNAS com o certame foram plenamente alcançados. Esse leilão veio somar ao já excelente desempenho da empresa no mercado de certificados de energia, os RECs. As negociações para os RECs gerados em 2021 superam 2 milhões de unidades, volume quatro vezes maior que dos RECs transacionados no ano anterior”, avalia Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de FURNAS.

Ao adquirir os Certificados de Energia Renováveis equivalentes ao montante de energia elétrica consumida, o usuário comprova a sua origem renovável. O investimento auxilia no cumprimento das metas de sustentabilidade, já que é possível a compensação das emissões de gases de efeito estufa (escopo 2 – emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol.
 

Por: DCA.P