FURNAS: 65 anos de energia para o Brasil

Ao longo de sua história, a empresa reforçou pioneirismo, eficiência operacional e o compromisso com a sustentabilidade

Publicado em:

FURNAS completa, nesta segunda-feira (28/2), 65 anos de atuação destacada em um setor estrutural para uma nação: a empresa foi fundada em 1957, quando o Brasil se modernizava e requeria energia para sua expansão industrial e urbana. Foi, então, iniciada pela companhia a construção, em Minas Gerais, da primeira hidrelétrica de grande porte do país, a Usina de Furnas, no Rio Grande.

Desde então, FURNAS tem estado presente no dia a dia dos brasileiros e se mantém responsável pela energia que move o país: por meio de leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), FURNAS aumentou sua participação na geração – sobretudo em fontes renováveis – e na transmissão. O Sistema FURNAS compreende atualmente 21 hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico. E conta com 72 subestações e 35 mil quilômetros de linhas de transmissão. Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo Sistema FURNAS.

O pioneirismo é a marca da empresa. A maior parte das tecnologias nacionais de geração e transmissão foram desenvolvidas em FURNAS ou com o apoio da companhia, que sempre foi referência para todo o setor elétrico.

FURNAS é reconhecida pela eficiência operacional, pela sustentabilidade econômica e pelo caráter inovador, valores inseridos não só na gestão, mas na visão de cada colaborador. A empresa investe em pesquisa e desenvolvimento, conecta-se com startups, fomenta a criação de novas tecnologias e soluções. 

Atenta aos desafios globais, a companhia reafirma seu compromisso com a descarbonização do planeta e lança iniciativas para que a matriz elétrica brasileira seja cada vez mais limpa e renovável.

Em 2021, FURNAS inaugurou uma planta de hidrogênio verde, considerado o combustível protagonista na transição energética. A empresa desenvolveu uma tecnologia própria para emissão de certificados digitais de energia sustentável e realizou dois leilões de certificados, negociando milhões de unidades e criando um novo nicho de negócios. Mais do que nunca, sustentabilidade e inovação norteiam os investimentos e decisões de FURNAS.

Nesses 65 anos, a empresa soube atuar com responsabilidade diante de fatos adversos, como a pandemia de Covid-19 e períodos de escassez hídrica, sempre em diálogo com autoridades governamentais e a sociedade civil, contribuindo para identificar rumos e soluções.

Finalmente, FURNAS mantém sólidos resultados financeiros e evidencia plena capacidade de enfrentar, com alta competividade, os desafios que se apresentam para o futuro, tanto no mercado brasileiro, como no contexto global de mudanças climáticas, expansão demográfica e intensas transformações sociais.

Por: GCA.P