Presidente de FURNAS anuncia licitação de onze balsas para travessia Furnas e Mascarenhas de Moraes

Novidade foi divulgada nesta segunda, durante a solenidade dos 65 anos de FURNAS, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

Publicado em:


O presidente de FURNAS, Clovis Torres, anunciou nesta segunda-feira (14) que a empresa vai realizar a licitação de onze novas balsas para fazer a travessia entre os reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes. A novidade foi divulgada durante a solenidade em comemoração aos 65 anos de FURNAS, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, realizada em São José da Barra, nas instalações da Usina Hidrelétrica de Furnas.   

“Levamos ao Ministério de Minas e Energia e à Eletrobras a expectativa e ansiedade de todos pela melhoria do transporte e do sistema de balsas na região e conseguimos recursos para substituir as balsas por meio de licitação”, declarou o executivo. “Esse é o principal investimento da companhia na região, atendendo a uma demanda de todos os prefeitos. Resolvemos não fazer a renovação das balsas e, sim, comprar onze balsas novas que serão entregues num prazo de até 22 meses. Algumas embarcações são maiores que as outras, a depender das necessidades de cada município, algumas servem para cargas pesadas e veículos, outras para o transporte de pessoas”, reforçou durante a solenidade.   

Na ocasião, Torres também falou sobre outras iniciativas da empresa para contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades que margeiam o Lago de Furnas e preservação da região. “Estamos montando escolas agrícolas, revitalizando o sistema de piscicultura para a distribuição de alevinos, ampliando o horto para fornecer mudas de espécies nativas para serem plantadas nas margens e ajudar a evitar processos erosivos, bem como o projeto de nascentes que prevê a implantação, recuperação e monitoramento de cerca de 200 nascentes no entorno do lago, entre outras ações”, enfatizou.   


Solenidade em celebração dos 65 anos de FURNAS  

O presidente de FURNAS foi o anfitrião da solenidade em comemoração aos 65 anos de FURNAS.  Ao lado do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prefeitos dos 34 municípios que compõem a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), entre outras autoridades, Clovis Torres realizou a reabertura do Mirante da Usina, que teve suas instalações renovadas, e inaugurou, no local, uma exposição sobre a história da geração e da transmissão de energia no Brasil. Com fotos e vídeos do acervo da companhia, a mostra destaca a construção da UHE Furnas, as primeiras linhas de transmissão e a evolução histórica dos empreendimentos.
 

Por: Andre Sant´Anna