FURNAS e Instituto Gênesis PUC-Rio lançam programa gratuito para impulsionar Negócios de Impacto Socioambiental em Angra dos Reis

Serão selecionadas iniciativas relacionadas a serviços ecossistêmicos, energia renovável, reciclagem, ecoturismo, pesca e agricultura, entre outras

Publicado em:


FURNAS e o Instituto Gênesis PUC-Rio – incubadora de empresas da universidade – firmaram um convênio para a realização do Programa de Germinação de Impacto (PGI), que visa promover o desenvolvimento local no distrito de Mambucaba, em Angra dos Reis, por meio da capacitação gratuita de negócios de impacto socioambiental.

O Programa de Germinação de Impacto é composto por duas grandes iniciativas: a capacitação em empreendedorismo, totalmente online e gratuita, de 150 moradores da região; e a chamada para seleção de projetos ou negócios de impacto socioambiental, que receberão capacitação, mentorias e consultorias ao longo de seis meses. As inscrições para as duas iniciativas estarão abertas na página https://genesispucrio.wixsite.com/editalpgi a partir de 4 de abril. Na data, haverá um evento virtual de lançamento do programa, às 14 horas. Para participar, é preciso adquirir o ingresso, gratuitamente, clicando aqui.

A capacitação em empreendedorismo, intitulada Trilhas Empreendedoras, será oferecida pelo Instituto Gênesis PUC-Rio por meio de uma plataforma virtual, abordando temas como: atitude empreendedora, mercado e impacto, introdução ao Design Thinking, modelagem de negócio e tese de impacto.?

A chamada para negócios de impacto socioambiental, por sua vez, resultará na seleção de oito iniciativas para serem acompanhadas pelo Instituto Gênesis PUC-Rio ao longo de seis meses. O alvo são projetos/negócios socioambientais em estágio inicial que tragam impacto positivo para os oito bairros do distrito (Vila Histórica, Morro Boa Vista, Parque Mambucaba, Parque Perequê, Praia Brava, Praia das Goiabas, Praia Vermelha e Sertão de Mambucaba) e que contribuam com a conservação da biodiversidade brasileira e dos serviços ecossistêmicos.

Os projetos podem estar relacionados a ecoturismo/artesanato sustentável; energia limpa e renovável; gestão de resíduos/reciclagem; agricultura/horta familiar; pesca/maricultura; serviços ecossistêmicos (serviços de regulação e serviços culturais); preservação da fauna e flora local.

FURNAS, que é proprietária da Subestação Angra dos Reis, responsável pela alimentação de troncos para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, já tem atuação social na região. Em 2018, em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e com o Programa Comunidades de Angra (PCA), a empresa implantou no Parque Mambucaba um Núcleo de Integração Comunitária. A iniciativa resultou em um diagnóstico social participativo e em um plano de desenvolvimento local, elaborado de forma coletiva, que já apontava para a necessidade do fortalecimento de iniciativas voltadas à geração de renda na região.

Durante o Programa de Germinação, os selecionados receberão apoio para estruturação e modelagem dos seus negócios, com vistas à ampliação do impacto social e ambiental e ao resultado financeiro positivo. Os projetos receberão, no mínimo, 10 horas/mês de atendimento individualizado do Instituto Gênesis da PUC-Rio, por meio de mentorias, assessorias e consultorias, além de 20 horas de capacitação em modelagem de negócios, fluxo de caixa, gestão de vendas, comunicação, design thinking, marketing, entre outros.

“A região é conhecida mundialmente por seus recursos naturais e o Programa de Germinação de Impacto contribuirá para que os moradores possam ter oportunidades de emprego e renda a partir da vocação local para o ecoturismo. Os empreendedores que participarão da iniciativa poderão amadurecer seus negócios de forma sustentável, gerando uma transformação da realidade socioeconômica e ambiental de Angra dos Reis. A iniciativa é altamente significativa considerando que, segundo dados oficiais, mais de 60% da população de Mambucaba encontra-se em idade economicamente ativa e demanda oportunidades”, diz Claudia Regina Tenório Monteiro, assistente social do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS.


Instituto Gênesis PUC-Rio

O Instituto Gênesis é uma unidade complementar da PUC-Rio, que funciona no modelo de incubadora de startups – empresas iniciantes –, e atua como um centro difusor do empreendedorismo inovador.

Desde 1997, o Instituto Gênesis realiza um conjunto de práticas voltadas à capacitação de empreendedores, apoio à criação de empreendimentos e promoção de desenvolvimento local, estreitando seus laços com o mercado.

Reconhecido como uma das melhores incubadoras do mundo pelo ranking da UBI Global – instituição de pesquisa sueca que reúne e avalia o desempenho das incubadoras dos países mais desenvolvidos –, o Instituto Gênesis atua com foco especial na conscientização do empreendedor para a importância da construção de um modelo de gestão voltado para a qualidade total e sustentabilidade financeira e socioambiental.

O Instituto Gênesis é contemplado pelo CERNE – certificação para incubadoras de empresas, desenvolvido pela Anprotec, com o apoio do Sebrae –, que segue os princípios de boas práticas.


FURNAS

Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal.?Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico,?próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de cerca de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.

Ao longo de 65 anos, a atuação de FURNAS a tornou referência para outras empresas de energia em iniciativas que visam adequar sua estrutura ao novo cenário regulatório do setor elétrico brasileiro. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos, inovação e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão.

Em 2021, FURNAS lançou o Edital Furnas Social beneficiando organizações sem fins lucrativos com projetos que promovem impacto social.
 

Por: DCA.P