Mentoria voluntária de FURNAS contribui para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade

Na segunda turma, mentores atenderão grupo de meninas atletas e haverá workshop sobre equidade de gênero

Publicado em:


Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social é o objetivo do Programa de Mentoria Voluntária que FURNAS criou em parceria com a FESA C.R.O.M.A., braço social sem fins lucrativos do FESA Group, consultoria especializada em recrutamento, seleção, gestão e desenvolvimento de executivos e profissionais.

Lançado em 2021, o programa acaba de formar a sua primeira turma de mentorados. Foram 60 integrantes do programa Jovem Aprendiz de FURNAS que receberam a mentoria voluntária de 60 colaboradores da empresa, ao longo de quatro meses. Para tornarem-se mentores, eles foram capacitados pela FESA. Cada mentor acompanhou um jovem, com encontros virtuais realizados quinzenalmente.

Ao longo da mentoria, os jovens participaram de atividades de autoconhecimento, com identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; receberam apoio para escolha da área profissional, com avaliações de competências, interesses e perspectivas; criaram seus planos de ação, com metas pessoais e profissionais, e planejamentos de carreira; elaboraram seus currículos; participaram de simulações de entrevistas de emprego; e receberam dicas de comportamento no trabalho.

Os mentorados, em geral, são jovens que demonstram baixa autoestima, insegurança, pouco conhecimento sobre profissões e mercado de trabalho, ausência de referências e inspirações, dificuldade de planejamento a longo prazo e muitas dúvidas sobre o futuro. A mentoria proporciona autoconfiança, estimula e orienta. “Eu me senti fortalecido; decidi fazer um curso, fiz a prova e acho que fui muito bem. Se não fosse a mentoria eu não teria dado nem um primeiro passo e agora tenho todo um plano de ação para seguir”, declarou Guilherme Lazarotto, no evento de formatura da primeira turma.

“Foi uma experiência transformadora também para mim”, disse o diretor de Administração de FURNAS, Pedro Brito, um dos mentores voluntários. “Como mentor, eu enfrentei o desafio de ensinar sem influenciar”, acrescentou.

Outro mentor voluntário, José Aglailson Santos, da área de Recursos Humanos, lembrou que foi jovem aprendiz em FURNAS e que ficou orgulhoso pelo desempenho de sua mentorada, Heloisa de Arruda. Ela declarou que estava em dúvida sobre o que cursar. Com a mentoria, fez a escolha e definiu suas metas. “Já cumpri a primeira delas: estou matriculada no curso de Administração da universidade federal do meu estado, o Mato Grosso”, comemorou.


Equidade de gênero

Para a segunda turma do Programa de Mentoria Voluntária, com sessões virtuais de abril a junho, FURNAS traz algumas novidades. Uma delas é que os mentores não serão apenas funcionários da empresa: foram disponibilizadas vagas para profissionais de outras empresas do setor de energia integrantes do COGEMMEV (Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade, do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas).

Outra novidade é que o programa vai abordar a equidade de gênero: além das sessões de mentoria, haverá um workshop, em 13 de abril, sobre a Jornada da Mulher. E a mentoria será oferecida a um grupo de meninas – atletas do Clube de Regatas do Flamengo e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal (ADEF), beneficiadas pelo Programa de Patrocínio Socioesportivo das Empresas Eletrobras 2021.

“A mentoria realizada pelos voluntários da empresa tem um impacto muito significativo na jornada de jovens em início de carreira. Isso ficou evidente no depoimento dos que se formaram na primeira turma. Essa ação nos aproxima do propósito de FURNAS de usar toda a sua energia para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Estamos muito motivados a dar continuidade às atividades”, comenta Mariana Mandarino, responsável pelo Programa de Voluntariado de FURNAS.
 


 

Por: DCA.P