FURNAS patrocina Projeto Pesquisador Curumim

Iniciativa beneficiará crianças e jovens do entorno da Subestação São José, em Belford Roxo (RJ)

Publicado em:
Crédito: Facebook IAB


O Projeto Pesquisador Curumim, idealizado pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) e patrocinado por FURNAS por meio do Edital Social 2021, será lançado amanhã (29/4), às 10h, em transmissão ao vivo. A iniciativa tem como proposta atingir 130 crianças e jovens que residem nas proximidades da Subestação São José, no município de Belford Roxo (RJ). 

Por meio de oficinas de educação de bens arqueológicos e expressões culturais dos povos formadores da sociedade brasileira, o projeto possibilita a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho e o recebimento de uma bolsa de incentivo, diminuindo da evasão escolar decorrente da necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. Como parte das ações, atividades socioesportivas serão ofertadas aos jovens. Elas ocorrerão no Centro Comunitário de Vila Santa Teresa, construído e mantido por FURNAS.  

“Com o apoio de FURNAS neste projeto, nós temos uma excelente oportunidade de abrir novos horizontes para que as gerações locais acreditem na construção de novas realidades. A iniciativa colabora ainda com a superação das desigualdades que muitas vezes assolam famílias inteiras”, destaca o gerente de Responsabilidade Sociocultural, Marcos Machado.  

De acordo com o Mapa da Desigualdade produzido pela organização sem fins lucrativos Casa Fluminense, o município de Belford Roxo (RJ) tem um dos maiores índices de desigualdade, especialmente nos cenários da saúde e educação.

Para participar da transmissão de lançamento do Projeto Pesquisador Curumim, acesse o perfil no Instagram do @iab.arqueologia ou clique aqui

 

Por: Larissa Marques