Projetos de FURNAS são apresentados na Brazil Wind Power 2019

Publicado em:
Crédito: Divulgação
Ceres Cavalcanti (CGEE) e Alexandre Pereira (FURNAS) participam de sessão de debate Brazil Wind Power

 

Com a presença do gerente da Divisão de Tecnologia de Engenharia Civil de FURNAS, Alexandre de Castro Pereira, o debate "Pesquisa e Desenvolvimento: novidades, futuro e desenvolvimento para o setor eólico" foi realizado na quarta-feira (29) como parte da programação da 10º Brazil Wind Power (BWP), conferência que termina nesta quinta-feira (30), em São Paulo.

A sessão foi aberta pela assessora do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Ceres Zenaide Barbosa Cavalcanti, que falou sobre o estudo de prospecção para o setor de energia elétrica, cenário e dignósticos dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento apresentados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Em seguida, Pereira e o gerente de Negócios de Energia Renovável da Petrobras, Clóvis Correa da Silva Neto, iniciaram suas apresentações. A conversa foi mediada pelo consultor Jorge Luís Ferreira Boeira.  

Pereira falou sobre as linhas de pesquisa que a Gerência de Serviço Tecnológico de FURNAS vem trabalhando, entre elas o projeto de um aerogerador para regiões de baixa velocidade de vento, previsto para 2020. 

“O estudo onshore para as regiões de baixa velocidade de vento permitirá o desenvolvimento de um modelo de sistema híbrido – com geração de energia eólica e hídrica. A ideia é trazer os parques eólicos para as regiões de reservatórios hidrelétricos, onde o sistema de armazenamento será mais eficiente e amplo. Enquanto se produz energia da fonte eólica é possível armazenar água, trazendo a ampliação dos resultados e ganhos ao meio ambiente”, destaca o gerente.

O encontro também foi uma oportunidade para FURNAS conhecer outras iniciativas estratégicas de P&D apresentadas pela Aneel e Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio do CGEE. A Brazil Wind Power reuniu os principais players do setor, com exposição de relevantes inovações tecnológicas para o mercado.
 

Por: André Sant'anna