FURNAS celebra o Dia Nacional da Ética

Empresa conquistou prêmios que fortalecem seu compromisso com a ética e integridade

Publicado em:


Nesta segunda-feira (2/5) é celebrado o Dia Nacional da Ética, data que marca a importância do combate à corrupção e o compromisso das empresas na manutenção dos princípios e valores éticos em todos os seus processos. Para FURNAS, a ética na sociedade e nas organizações públicas ou privadas precisa ir muito além do discurso. É necessário vivê-la na prática. 

Como reconhecimento pela disseminação da cultura ética, a companhia foi premiada como Empresa Pró-Ética 2020-2021, pela Controladoria Geral da União (CGU), por seu programa de integridade, que segue as diretrizes do Programa Eletrobras 5 Dimensões. Também no ano passado, FURNAS conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, com destaque para o seu Processo de Monitoramento de Ações de Remediação. Em 2020 Furnas conquistou o primeiro lugar no VI Concurso Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República, pela iniciativa "Orientações para prevenir Conflito de Interesses em Furnas". 

“Além de todas essas distinções,  aderimos em 2022 ao Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global. A iniciativa é uma importante ação de autoavaliação e de preocupação com a cadeia de valor das empresas”, destaca o presidente de FURNAS, Clovis Torres.  

Com a participação nesse movimento, a companhia se compromete com o avanço, até 2030, das metas de 100% de transparência das interações com a Administração Pública; remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança; e 100% de transparência nos canais de denúncias.  

Todas essas ações e conquistas fortalecem o Sistema de Integridade de FURNAS e reforçam o seu compromisso por uma sociedade mais ética e justa.

 

Por: Larissa Marques