Programa de Conservação da Avifauna de FURNAS realiza ação de educação ambiental

Iniciativa envolve os munícipios próximos à Linha de Transmissão Itaberá-Tijuco Preto III

Publicado em:
Crédito: Patrick Pina


FURNAS está executando o Programa de Conservação da Avifauna nas áreas da Linha de Transmissão 750 kV Itaberá-Tijuco Preto III, no âmbito do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. A atividade, que está em acordo com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem como objetivo principal promover ações de educação ambiental que visam à proteção dos pássaros em todos os 17 munícipios abrangidos pelo empreendimento, bem como um levantamento de dados primários na área de influência da linha de transmissão para o estudo das espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. 

A primeira ação de campo, iniciada em 4 de abril, já contemplou as escolas das localidades de Itaberá, Itapeva, Buri, Sarapuí, Salto de Pirapora, Piedade e Ibiúna, com o atendimento a mais de 700 alunos. Está sendo implementada uma metodologia dialógica e participativa por meio de palestras, exibição de filmes/teatro, rodas de conversa e contação de histórias, tendo em vista o desenvolvimento de um olhar crítico em relação à conservação da avifauna e despertando o interesse em observar as aves de forma teórica e prática. FURNAS conta com o apoio da consultoria da Ecologic – Centro de Avaliações e Perícias Ambientais, para realizar este trabalho.

Para Fernando Vieira Machado, responsável técnico do programa e biólogo do Departamento de Gestão do Meio Físico-Biótico (DGB.E) de FURNAS, a consciência ecológica e a propagação de práticas conservacionistas nas crianças fará que divulguem as informações recebidas em suas famílias e comunidades.

“É muito gratificante, na questão pessoal e profissional, participar de um projeto dessa magnitude. Com a questão conservacionista envolvida, podemos contribuir com a ciência em um levantamento da avifauna no bioma Mata Atlântica, região do empreendimento de FURNAS, e conscientizar a população local”, destaca o biólogo. 

De acordo com Patrick Pina, biólogo e ornitólogo da Ecologic, as oficinas pedagógicas são estruturadas de forma a apresentar aos estudantes o modo de vida das aves desde o ninho, ovos e filhotes, passando pelo voo, a alimentação, o tipo de plumagem, os cantos, os problemas que podem surgir do convívio com as pessoas e quais posturas devem ser tomadas para a conservação das espécies ameaçadas de extinção. 

Como um dos resultados da iniciativa serão produzidos e distribuídos materiais educativos e informativos para o perfeito desenvolvimento do programa, como folders, cartazes e o Guia Prático de Identificação de Aves da Mata Atlântica. Estes materiais irão apresentar as informações sobre a avifauna de forma didática e visualmente, podendo servir para as escolas e também para os moradores do entorno dos empreendimentos, importantes figuras nas práticas de proteção da biodiversidade. 

A perda da variedade de seres vivos presentes na fauna é atribuída à degradação dos habitats naturais e agravada por práticas como a caça e o tráfico de animais. A preservação das comunidades faunísticas, em especial a avifauna, é de grande importância para o bioma Mata Atlântica.  

Com a realização do Programa de Conservação da Avifauna, FURNAS colabora para preservação da fauna e da proteção da flora, visto que grande parte das espécies vegetais é disseminada através da zoocoria (dispersão realizada por animais). A atuação da companhia é norteada por políticas ambientais que buscam a integração harmônica de seus empreendimentos com o meio ambiente, mantendo-se alinhada à Política Ambiental das Empresas Eletrobras.
 

Por: DCA.P