Organizado por FURNAS, XXVI SNPTEE começa domingo no Rio de Janeiro

O maior evento do setor elétrico nacional terá um Fórum de Mulheres, apresentações da Nova Geração Profissional e feira com 80 expositores do segmento

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS é a organizadora da 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que começa neste domingo, 15/5, no Riocentro, Rio de Janeiro, e segue até quarta-feira, 18/5. Trata-se do maior evento técnico do setor elétrico brasileiro, realizado a cada dois anos pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica - CIGRE-Brasil. Esta edição, que ocorreria em 2021, foi adiada em função da pandemia de COVID-19. São esperados 2 mil participantes.

“Será o grande reencontro presencial do setor, aguardado por todos com muita expectativa. Trabalhamos com dedicação e empenho para que esta edição do evento seja memorável”, afirma Mario Ellis, coordenador geral do XXVI SNPTEE e superintendente de Gestão da Operação do Sistema FURNAS.

A programação do seminário é intensa: além de palestras e painéis temáticos, as sessões técnicas apresentarão mais de 500 trabalhos relacionados aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, gestão de utilities e regulação do mercado, distribuídos em 16 grupos de estudo.

Em paralelo, ocorre a ExpoSNPTEE, com estandes de 80 expositores – grandes players do setor elétrico, que apresentarão modernas e arrojadas tecnologias. A feira ocupará uma área de 4 mil metros quadrados no piso inferior do centro de convenções e terá como uma de suas atrações o estande das empresas Eletrobras (Eletrobras, Furnas, Chesf e Eletronorte).

Outro destaque do XXVI SNPTEE é o Fórum de Mulheres, que terá a gerente do Centro de Operação do Sistema de FURNAS, Márcia Simões, como uma das palestrantes. O objetivo do fórum é destacar a liderança feminina no setor elétrico e promover a equidade de gênero. O seminário contará ainda com o Fórum de CEOs e as apresentações da Nova Geração Profissional (NGP), que abre espaço para que jovens integrantes do CIGRE-Brasil apresentem trabalhos técnicos e estreitem relacionamento com profissionais sêniores.

A coordenação do Seminário é uma responsabilidade atribuída a empresas do setor de forma alternada, em sistema de rodízio. A última vez que FURNAS atuou como coordenadora do evento foi em 2007, na sua 19ª edição, que também ocupou o Riocentro, considerado um dos mais completos espaços para eventos do país.


Referência em conhecimento técnico

Além da organização, FURNAS também é patrocinadora do evento e se destaca na programação: gerente do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Renato Cabral faz uma palestra sobre a experiência da companhia na produção de hidrogênio verde. Dois dos painéis técnicos também terão a participação de colaboradores de FURNAS: Paulo Max Portugal, junto a outros engenheiros, abordará os desafios dos elos de HVDC (sistemas de corrente contínua em alta tensão) no Sistema Interligado Nacional, no Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistema de Potência; e Ricardo Abdo integra a equipe de especialistas que comentará sobre o impacto de eventos climáticos linhas de transmissão, no Grupo de Estudos de Linhas de Transmissão. Outros 18 trabalhos técnicos selecionados para apresentação têm a participação de profissionais de FURNAS.

Referência no setor elétrico, FURNAS tem presença marcante no Seminário desde sua primeira edição e a cada evento reforça o reconhecimento de sua eficiência operacional, assim como de suas inovações.

Esta edição do SNPTEE, além de celebrar os 65 anos da companhia, marca também os 50 anos do CIGRE-Brasil, sociedade civil, sem fins lucrativos, criada para promover o intercâmbio e o desenvolvimento técnico, tecnológico e da engenharia no Brasil, no

campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e de sua distribuição. A entidade representa o Conseil International des Grands Réseaux Electriques (CIGRE), fundado em 1921, em Paris, e que possui atualmente 61 Comitês Nacionais, com atuação em mais de 90 países.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://xxvisnptee.com.br/
 

Por: DCA.P