Empresa doa 30 kg de tampinhas a projeto que beneficia pessoas com deficiência

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


O projeto Rodando com Tampinhas é uma iniciativa da mestre e doutorada em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento, Márcia Dabul, e conta com o apoio de FURNAS desde o mês de abril. Elas são trocadas por cadeiras de rodas para a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

Em um mês, a Gerência de Responsabilidade Sociocultural conseguiu arrecadar 30 quilos de tampinhas. Hoje (30/5), o órgão representado por Nádia de Souza Moreira e Valesca de Almeida Losanoff fizeram a entrega do material na Paróquia São José da Lagoa, localizada na zona Sul do Rio de Janeiro.

"Ao chegarem na igreja, os sacos com o material ficam estocados. A cada 400 quilos, o Instituto Soul Ambiental faz o recolhimento e vende as tampinhas para empresas de reciclagem. O dinheiro obtido é enviado para o fabricante das cadeiras que as encaminha para a ABBR", explica Márcia.  

Ana Laurides Tany, consultora da ABBR, destaca a importância da rede que se formou. "Somos apoiados por vários estabelecimentos comerciais, escolas e até cooperativas de catadores". Ela explica que  "com 400 quilos desses resíduos, conseguimos uma cadeira de rodas para uma pessoa adulta". 

Nádia fala que as tampinhas podem ser de "garrafas plásticas de refrigerante, água, detergentes... e até daqueles tubos grandes de pasta de dentes". Valesca diz que FURNAS conseguiu engajar os restaurantes do entorno da empresa e que "o projeto já chegou à Subestação de Jacarepaguá".

Consciente da importância desse trabalho, Valmi de Brito Cavalcante, motorista da frota da empresa que levou a equipe até a paróquia, mostrou orgulhoso a tampinha guardada para ser depositada na caixa coletora. "Já juntei quase 100. É bom poder ajudar às pessoas e ao planeta através da reciclagem".


O começo

Moradora do Jardim Botânico e adepta das caminhadas que fazia diariamente na Lagoa Rodrigo de Freitas, a quantidade de tampinhas espalhadas pelo caminho chamou a atenção de Márcia. "Um lugar tão bonito que a gente como cidadão tem a obrigação de manter", reconhece. Com esse pensamento, ela se juntou ao padre Omar, responsável pela paróquia, e criou, no dia 1° de janeiro deste ano o Rodando com Tampinhas. "Decidi que queria mais do que desejar um feliz ano novo às pessoas. Queria reuni-las em torno de uma ação para ajudar e preservar o planeta". 

Pelo visto, seu objetivo vem sendo alcançado. Ao entrar na igreja, é fácil constatar a abrangência da campanha. São dezenas de sacos acomodados em pontos estratégicos do templo, de forma a não atrapalhar a presença dos fiéis. 
 

Por: Magda Nunes Rocha