Organizado por FURNAS, XXVI SNPTEE tem abertura com 1.300 pessoas

Segundo o presidente do CIGRE-Brasil, este será a maior edição já realizada do seminário

Publicado em:
Caio Pompeu (Furnas), Rodrigo Limp (Eletrobrás), Anatalício Risden (Itaipu), Luiz Carlos Ciocchi (ONS) e Domingos Andreatta (MME). / Crédito: Arquivo FURNAS


Começou neste domingo (15) no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), maior e mais tradicional evento do setor elétrico brasileiro. O encontro está sob a coordenação de FURNAS e é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil). Referência no setor por sua eficiência operacional e práticas de inovação, FURNAS tem presença marcante no seminário desde a sua primeira edição.

Na cerimônia de abertura, cerca de 1.300 pessoas estiveram presentes. O público reuniu profissionais e estudantes de diversas partes do país em busca de mais conhecimento e ampliação de rede de relacionamentos, além da oportunidade de novos negócios.


Público lotou o Riocentro para solenidade de abertura. (Arquivo FURNAS)


Formaram a mesa de abertura o diretor de finanças e presidente interino de FURNAS, Caio Pompeu, o presidente do CIGRE-Brasil, Saulo José Nascimento Cisneiros, o secretário adjunto de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Romeu Andreatta, do Ministério de Minas e Energia, o superintendente de Gestão da Operação do Sistema de FURNAS e coordenador geral do XXVI SNPTEE, Mario Fernando Ellis, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa Neto, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, e o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Rui Altieri.

Caio Pompeu falou sobre a importância do evento, que conta com a presença dos principais players do setor. “É um prazer e uma honra estar aqui representando FURNAS no maior evento técnico do setor elétrico brasileiro. Essa edição foi adiada em função da pandemia, o que nos traz uma expectativa ainda maior. Tudo no SNPTEE é superlativo, 500 trabalhos técnicos, 2.000 participantes, 80 expositores, milhares de metros quadrados de área para o evento. Não é difícil imaginar o tamanho do desafio que é colocar em operação as engrenagens desse seminário”, afirmou.

“FURNAS se empenhou bastante ao longo dos últimos dois anos junto ao CIGRE-Brasil para fazer o evento realmente enriquecedor”, contou o executivo. Ele também destacou a participação dos especialistas na apresentação de quase duas dezenas de trabalhos, além de painéis e palestras que demostrarão a experiência técnica de FURNAS e seus projetos de inovação e energia renovável e eficiência operacional. “Esperamos, como organizadores, proporcionar a vocês uma oportunidade única de adquirir e trocar conhecimentos que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso setor de atuação, essencial para o crescimento do nosso Brasil. Costumamos dizer que o SNPTEE tem uma capacidade singular de reunir os melhores técnicos do setor em debates sobre os temas mais relevantes em apresentação de novas tecnologias”.

Ao final, Pompeu fez questão de lembrar que o momento também marca a celebração dos 65 anos de FURNAS e os 50 anos do CIGRE-Brasil, comemoração por tanto em grande estilo.

Para Mario Ellis, o seminário foi aguardado com ansiedade. “Vocês não têm ideia do tamanho da nossa felicidade em ver a casa cheia. Podem imaginar o quanto foi difícil organizar um evento dessa magnitude, tendo como pano de fundo uma pandemia, algo que nenhum de nós havia vivenciado, e que tornou todo processo muito mais angustiante. Logo no início da pandemia, tivemos que tomar a decisão se iríamos ou não adiar o evento e FURNAS seguiu sabiamente por adiar. Hoje é um dia muito significativo para todos nós e um dia de agradecermos por estarmos aqui”, disse.

O presidente do CIGRE-Brasil, Saulo José Nascimento Cisneiros, parabenizou a organização do XXVI SNPTEE. “FURNAS foi um gigante neste encontro. Este será certamente o maior SNPTEE da história”.

A Orquestra Violões do Forte de Copacabana e a performance artística do grupo Humor e Circo foram as atrações da cerimônia de abertura do seminário.


Apresentação da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana. (Arquivo FURNAS)


Neste segundo dia do evento, o secretário adjunto de Energia Elétrica do MME, Domingos Andreatta, proferiu a palestra inaugural do XXVI SNPTEE, sobre a modernização do setor elétrico.

Mais informações sobre o simpósio estão disponíveis no site https://xxvisnptee.com.br/.
 

Por: Leonardo Cunha