FURNAS e Porto de Santos assinam acordo para desenvolver soluções de energia limpa

Empresas se comprometem a realizar ações para viabilizar a atividades técnicas e científicas nas áreas de energia e infraestrutura

Publicado em:


FURNAS e a Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, assinaram nessa terça-feira (10/5) um Termo de Cooperação que visa a troca de conhecimento técnico. A iniciativa tem por objetivo o desenvolvimento de estudos de soluções em energia limpa e/ou renovável e de descarbonização, utilizando o Porto de Santos como referência.

Por meio do documento, as empresas se comprometem a realizar ações para viabilizar a atividades técnicas e científicas nas áreas de energia e infraestrutura, para a execução de programas e projetos de interesse comum. Serão desenvolvidas atividades e estudos relacionados à exploração e aplicação de soluções energéticas e de inovação no setor de energia, bem como à exploração e aplicação de soluções em negócios e de inovação no setor de BLUE ECONOMY (Economia Azul ou dos Oceanos), que na definição do Banco Mundial é “o uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico, melhoria dos meios de subsistência e empregos, enquanto preserva a saúde do ecossistema oceânico”.  

O termo não tem natureza financeira, sendo apenas um instrumento de cooperação institucional e sem qualquer transferência de recursos entre as empresas envolvidas. Cada parte arcará com os dispêndios necessários para a sua participação na obtenção, organização e tratamento dos dados, informações e documentos técnicos, elaboração de estudos, relatórios e trabalhos assemelhados e visitas técnicas. 

“Nos últimos anos, FURNAS vem promovendo de forma contínua Programas de Inovação e Olimpíadas Nacionais de Inovação em Energia, de forma a acelerar projetos de inovação no setor e disseminar a cultura da Inovação Aberta e dos Ecossistemas de Inovação. Já foram gerados mais de 56 projetos em parceria com dezenas de outras empresas, bem como com startups. Temos a convicção que, juntos, podemos ajudar o Porto de Santos a desenvolver soluções em energia limpa que poderão ser replicadas para outros portos brasileiros”, afirmou o diretor de Gestão de FURNAS, Pedro Brito. 

O presidente da SPA, Fernando Biral, destacou que o Porto de Santos sempre esteve na vanguarda das iniciativas energéticas do Brasil e é um dos grandes geradores do desenvolvimento nacional. “Já no século passado o então concessionário construiu a Usina Hidrelétrica de Itatinga para abastecer o Porto. O termo de cooperação com Furnas está inserido no contexto da agenda da ESG, que ganhou centralidade no planejamento estratégico da SPA, com especial atenção para o investimento em energia limpa”.

Nos próximos 30 dias, as duas empresas vão elaborar um Plano de Trabalho que contemple a descrição detalhada dos compromissos previstos no termo, as metas a serem atingidas, benefícios esperados, cronograma de atividades e nomeação dos gestores de cada parte.
 

Por: Fernanda Pontual