FURNAS promove capacitação sobre sistema financeiro e o cooperativismo no Brasil

Destinado aos refugiados e migrantes, curso ocorre nos dias 20 e 27 de junho

Publicado em:


Marcando o Dia Mundial do Refugiado, na próxima segunda-feira (20/7), data que visa promover uma reflexão sobre a proteção às vítimas de perseguição, conflitos armados e crises humanitárias, FURNAS promove o curso online “O Sistema Financeiro e o Cooperativismo no Brasil”. A capacitação é destinada a refugiados e migrantes, e ocorre nos dias 20 e 27 de junho, de 10h às 11h30, com o apoio do Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas-RJ. 

Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais, sistema financeiro e bancário brasileiro, Pix, crédito, seguro, previdência, entre outros temas fundamentais para a inserção no mercado de trabalho e geração de renda deste público.

A capacitação será ministrada por Andriele Magioli da Silva e Angélica Ramos da Silva, ambas do Instituto Sicoob Cecremef, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil. 

As inscrições serão feitas pelo link: https://forms.office.com/r/fuvEka16yX 

O curso poderá ser acessado por meio da plataforma Teams: https://bit.ly/FuR-ReF22 


Dados sobre refugiados no Brasil 

De acordo com a 6ª edição do relatório “Refúgio em Números”, do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil recebeu 28.899 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado em 2020. Já o número de pessoas refugiadas e reconhecidas no país chegou a 57.099. 

Os dados mostraram ainda que essas solicitações foram provenientes de pessoas de 113 países, apontando a Venezuela como o país com maior demanda. Foram 17.385 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado por cidadãos venezuelanos, correspondendo a cerca de 60% do total de pedidos recebidos pelo Brasil naquele ano.  O segundo país com maior número de pedidos de refúgio foi o Haiti, com 6.613 requisições. 

Para ler a 6ª edição do relatório na íntegra, acesse aqui.
 

Por: DCA.P