Rio é selecionado para sediar encontro do Programa de Aceleração do MIT em janeiro de 2023

onhecido como MIT REAP, programa reúne representantes da instituição e delegações do mundo para debater estratégias de desenvolvimento

Publicado em:

O Rio de Janeiro acaba de ser anunciado para sediar o próximo encontro do MIT REAP, Programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O evento ocorrerá em janeiro de 2023 durante três dias e reunirá especialistas do MIT e delegações de sete países para discutir estratégias, bem como ações específicas de aceleração do empreendedorismo regional das localidades participantes que atuam em segmentos econômicos diversos como energia, agronegócio, tecnologia da informação e saúde.

Em 2020, a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada para participar do MIT REAP – Regional Entrepreneurship Acceleration Program – programa global de desenvolvimento de ecossistemas de inovação implementado em diversas regiões do mundo. Desde então, o grupo formado pelo laboratório LabrInTOS, da Coppe/UFRJ, FURNAS, Petrobras, Vibra Energia, deputado federal Paulo Ganime, Investe.rio, Fábrica de Startups, Hub SDP e MSW Capital vem trabalhando em ações para fomentar e desenvolver o ecossistema.

Segundo Hudson Mendonça, líder do MIT REAP RIO, a escolha da cidade representa uma oportunidade de desenvolver o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e uma vitrine do país para o tema. “A realização do evento na cidade representa mais um passo na conquista do nosso objetivo de ser um ecossistema referência em energia e sustentabilidade para o mundo”.

“Vencemos a disputa com sete países e a final com Emirados Árabes e Bélgica, o que mostra que estamos no caminho certo para tornar o estado referência nos setores de energia e sustentabilidade. No que depender de FURNAS, continuaremos investindo fortemente em inovação e transformação digital”, afirma Pedro Brito, diretor de Gestão Corporativa de FURNAS.

Balanço de Resultados

A meta do projeto é transformar o Rio de Janeiro em um “Vale do Silício” focado em energia e sustentabilidade. Entre as principais atividades realizadas até o momento estão a criação de uma base de dados com os diferenciais estratégicos e de stakeholders da região, avaliação dos indicadores de inovação e empreendedorismo (I-Cap e E-Cap) diagnóstico, identificação de 28 PPIs (Program and Policy Intervention), realização de dois workshops presenciais no MIT e benchmark com o Distrito do Corredor de Energia em Houston, principal ecossistema de inovação em energia dos EUA. Além das atividades, o Time Rio do MIT-REAP já lançou dois programas: o EnergInn, programa de formação e pré-incubação de pesquisadores, universitários e/ou profissionais com o objetivo de gerar inovações/empreendimentos em larga escala para os setores de energia e sustentabilidade e a III Olimpíada Nacional de Inovação em Energia, bootcamp de uma semana na qual colaboradores de diversas empresas identificam oportunidades de inovação que podem se tornar negócios do tipo Endostartup.

Sobre o MIT REAP RIO

O MIT REAP RIO é o primeiro ecossistema de inovação de classe mundial do Brasil que atua prioritariamente no segmento de energia e sustentabilidade. Seu objetivo é desenvolver a metodologia para estruturação e governança, utilizando como base o Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Seu time inclui representantes de cinco esferas: governo, universidade, corporações, startups e capital de risco. O programa – de dois anos – é dividido em quatro fases: diagnóstico, elaboração da estratégia de ação, implementação das ações e estratégia de sustentação.

Por: Fabiana Castro