FURNAS é destaque na imprensa como fornecedora de Certificados de Energia Renovável

Vitória da empresa na licitação para fornecer I-RECs para o BB ganha espaço no Valor

Publicado em:
Crédito: Divulgação


FURNAS se credenciou e venceu a licitação promovida pelo Banco do Brasil para fornecer cerca de meio milhão (504.200) certificados de energia renovável I-REC para compensar 100% das emissões indiretas de gases de efeito estufa (GEE) oriundas do consumo de energia elétrica pelo Banco do Brasil. O resultado consolida a empresa como fornecedora de certificados para o mercado nacional e internacional, e foi destaque no Valor Econômico.

A companhia comercializa certificados de energia renovável desde 2020. Foi pioneira no grupo Eletrobras em identificar essa oportunidade, homologar empreendimentos e realizar o primeiro leilão para a venda dos certificados. Atualmente, FURNAS é a quarta maior comercializadora de I-REC do Brasil entre empresas detentoras de ativos de energia, segundo o benchmarking divulgado pelo Instituto Totum, único representante da Plataforma I-REC Standard no país.??

Os certificados possibilitam o rastreamento da energia elétrica consumida, permitindo que as empresas que os adquirem cumpram suas metas de sustentabilidade, compensando as emissões de GEE relacionadas ao consumo de energia elétrica (escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol).?Cada certificado equivale a 1 MWh de energia renovável gerada. O?incremento?da comercialização de certificados de energia renovável é resultado direto do esforço de empresas, e até de pessoas físicas, em comprovar a compensação de suas emissões de gases de efeito estufa, seja no ambiente corporativo, seja no residencial.


Segurança com Blockchain

FURNAS comercializa dois tipos de certificados de energia renovável. O primeiro deles é o I-REC, emitido por meio da Plataforma Internacional I-REC Standard e proveniente dos empreendimentos de FURNAS certificados pelo Instituto Totum: as usinas de Itumbiara e Serra da Mesa, ambas em Goiás, e o parque eólico de Fortim, no Ceará. Esse foi o tipo de certificado comercializado na licitação do Banco do Brasil.

O segundo é o RECFY, Certificado de Energia Renovável emitido pela Plataforma RECFY, de propriedade de FURNAS e que opera por meio de tecnologia blockchain de ponta a ponta – o que garante a inviolabilidade dos certificados e a certeza de que não serão contabilizados mais de uma vez -, originados na Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes (SP/MG), e agora também no complexo hidrelétrico de Simplício, formado pelas hidrelétricas de Anta e Simplício.

A plataforma RECFY foi validada nos preceitos do Programa Brasileiro GHG Protocol e da NBR ISSO 14.064-2:2007 pela Bureau Veritas, e é comercializado por FURNAS desde junho de 2021. Para saber mais sobre o RECFY, acesse www.furnas.com.br/recfy.
 

Por: Fabiana Castro