Semana do Meio Ambiente destaca sustentabilidade na cadeia de produção e consumo

Publicado em:
Crédito: Daniela Monteiro
O presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, abre a Semana do Meio Ambiente

O presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, abriu, nesta quinta-feira (6/6), a Semana do Meio Ambiente da empresa, que nesta edição está alinhada ao 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 12) – Produção e consumo sustentáveis. Aberto ao público externo, o evento na sede da companhia, em Botafogo (RJ), oferece até 11 de junho, com entrada franca, uma diversificada programação com palestras, contação de histórias, exposições de projetos e produtos sustentáveis, Cine Clube Ambiental, oficinas de plantio e de brinquedos recicláveis, entre outras atividades para crianças e adultos.

Ciocchi lembrou que desde 2003 a empresa é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).  "Preservar o meio ambiente não é favor nenhum,  mas uma questão de sobrevivência. O Brasil já destruiu muito o meio ambiente e São Paulo, de onde eu vim, é uma prova desse descaso com rios que se tornaram esgoto a céu aberto", lamentou. "Temos que levar essa conscientização para as nossas famílias e amigos", acrescentou.

O presidente de FURNAS e o diretor de Engenharia, Claudio Guilherme Branco da Motta, entregaram os prêmios a colaboradores da empresa que desenvolveram projetos sustentáveis. A superintendente de Gestão Ambiental e Fundiária, Letícia Costa Manna Leite, ressaltou o alinhamento da empresa com os objetivos da ONU. Ela anunciou os ganhadores juntamente com André Cimbléris, gerente de Estudos e Integração Ambiental e Fundiária. 

Foram destacados os projetos e seus representantes: SF6 Consciente, de Ronaldo Carleti (CSGM.A) e Adilson de Abreu (DEAM.O); Reuso da água proveniente de ar condicionado e aproveitamento de água chuva na SE Jacarepaguá, Gilberto Marques Júnior(DOGJ.O); Reuso de água e resíduos sólidos na SE Tijuco Preto, Adriano Alcantara Lisboa Jorge (DOTM.O); Reuso  de água de processo na UTE Santa Cruz, Sérgio David e José Claudia Cerdeira (DOSC.O);  Uso racional da energia elétrica na Gerência de Centro de Técnico de Ensaios e Suporte à Manutenção, Nery Corrêa (LAME.O) e Alexandre Sifuentes (LAME.O); e Consciência na Cabaça, Carlos Henrique Muniz Borges (DMLG.O). O colaborador do Escritório Central Tiago Ferro Oliveira foi agraciado com menção honrosa pelo projeto Pinduca.

O evento contou com palestras como a do assessor senior sobre o desenvolvimento sustentável junto ao programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/Brasil), de Haroldo Machado Filho; da diretora do Carpe Projetos, Renata Carijó, que falou sobre o consumo sustentável e a perda de conhecimento sobre os alimentos que consumimos; do fundador da Fazenda Urbana, Rodrigo Meyer; e do sócio fundador da Ciclo Orgânico, Lucas Chiabi.

Ao final, a plateia se manifestou por meio de perguntas aos palestrantes que foram muito aplaudidos.

Por: Behula Spencer