Escola de Ibiúna (SP) ganha Espaço Maker IoT em parceria com FURNAS

Projeto desenvolvido pela USP já beneficiou 589 estudantes

Publicado em:


A Escola Estadual Lino Vieira Ruivo (Ibiúna/SP) inaugurou, no dia 8 de setembro, seu Espaço Maker IoT para capacitação de estudantes no desenvolvimento de aplicações relacionadas à Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). A implantação do espaço se deu graças ao programa Maker Space IoT para Estudantes do Ensino Médio da Grande São Paulo, desenvolvido pelo Laboratório de Sistema Integráveis (LSI-TEC), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), em parceria com FURNAS. 

O projeto tem como principal objetivo a criação de espaços Maker (IoT) de baixo custo nas escolas públicas estaduais paulistas. A iniciativa foi desenvolvida para que professores e estudantes possam compreender os impactos sociais e profissionais da Internet das Coisas (IoT), colaborando para uma educação mais equitativa, inclusiva e de qualidade.  

Por meio de atividades didáticas de programação física em Metodologia de Aprendizagem por Projetos, os alunos têm a oportunidade de trabalharem na identificação de problemas reais e na busca de maneiras ativas e colaborativas para a resolução. 

As escolas beneficiadas recebem um conjunto de 10 kits de tecnologia de baixo custo e materiais básicos para a configuração dos Espaços Maker IoT. 

A iniciativa foi selecionada no Edital Furnas Social 2021 para implantar o projeto em 10 escolas ao todo, localizadas em Ibiúna, Campinas, Guarulhos, Mogi das Cruzes e no estado de São Paulo. A parceria com FURNAS iniciou quando o programa foi selecionado no edital no ano de 2019, quando foram implantados espaços em cinco escolas do estado de São Paulo, alcançando 589 estudantes

Para mais informações do projeto, acesso o link: https://makerspaceiot.febrace.org.br/noticias/

Confira alguns registros da inauguração:
 

 

 


 

Por: Larissa Marques