FURNAS apresenta soluções digitais criadas por colaboradores

Aplicações aumentarão a produtividade em áreas da companhia

Publicado em:


demoday do INOVA FURNAS Automation ocorreu na última segunda-feira (19/9) com a apresentação das cinco soluções digitais desenvolvidas pelos grupos dos 20 colaboradores durante o ciclo da capacitação remota do programa Somos Todos Tech, que habilita empregados a criarem ferramentas para a resolução de problemas ou aproveitamento de sinergias em seus processos de trabalho. As aplicações serão implantadas para auxiliar no aumento de produtividade nas áreas de negócio da empresa. 

Na abertura do evento, o diretor de Gestão Corporativa de FURNAS, Pedro Brito, destacou a importância do programa para a formação de profissionais que, com o conhecimento dos gargalos e oportunidades de sua área de atuação, são capazes de dar agilidade à construção das soluções. "Comparando com outras empresas, vocês superaram e muito uma característica que é muito forte em FURNAS: a resiliência. Com esse programa ganhamos em produtividade e com a capacitação de profissionais ", destaca Brito. 

Num cenário em que novas tecnologias surgem cada vez mais rápido no mercado para acelerar os processos de negócio, o diretor ressaltou que os profissionais do futuro são os colaboradores que identificam e entendem os obstáculos e necessidades de mudanças nos processos de suas áreas, mas, que a partir dessas adversidades, constroem as melhores soluções para resolução de problemas.

Já o superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Fernandez Piñeiro, abordou a jornada digital e sua estruturação na companhia, considerando seus três pilares: Destreza Digital, que é a capacidade de explorar o digital, nas práticas de inovação e transformação digital como algo inerente às atividades; Data & Analytics, que baseia as decisões em uma estratégia de dados consolidada para sua operação; e Fundações Digitais, onde as tecnologias exponenciais que podem ajudar a mover FURNAS. 

Após introdução feita por Ana Cláudia Rodrigues, gerente do Departamento de Transformação Digital, e Thiago Peixoto, gerente do Departamento de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa, que ressaltaram a autonomia e qualificação dos colaboradores no entendimento das necessidades de cada área e a criação das soluções inovadoras, o evento seguiu com a apresentação dos grupos e das ferramentas produzidas.

As aplicações compreenderam a automação de formulários de inspeções e geração de dossiê de equipamentos; gestão de estoque dos Certificados de Energia Renovável (RECs), propostas e contratos; leitura de instrumentos de segurança de barragem; histórico e dados de manutenção; e base de dados do SAP. Os desenvolvedores mostraram os problemas enfrentados, as metas e os ganhos esperados com a implantação de cada projeto. 

Como forma de reconhecimento, os colaboradores que atuaram diretamente no programa receberam o selo de Agente de Transformação Digital. Com workshops, sessões de suporte e consultoria e acompanhamento de facilitadores, a trilha de desenvolvimento dos projetos teve duração de aproximadamente três meses, além do tempo de desenvolvimento das soluções. 



O evento contou também com a palestra "O Papel da Democratização e dos Citizen Developers na Transformação Digital", ministrada pelo especialista em inovação e gestão e executivo da Practia Global no Brasil, empresa que conduziu a capacitação dos 20 colaboradores neste ciclo, Gilberto Strafacci. A conversa abordou o conceito de transformação digital e suas perspectivas, evolução da Automação Robótica de Processos (RPA) para a automatização inteligente (hiperautomação), a representação dos desenvolvedores cidadãos (em inglês, citizen developers), metodologias utilizadas durante as sessões de treinamento, dentre outros assuntos.

De acordo com Strafacci, a iniciativa de desenvolvedores cidadãos é pioneira e estratégica. São trabalhadas diversas frentes, como a educação continuada de profissionais, a criação de vantagens competitivas e evolução da transformação digital. "O que vimos aqui neste evento são soluções construídas por pessoas que não são de tecnologia, mas com um alto grau de sofisticação, além de serem relevantes e trazerem benefícios tangíveis e intangíveis para as áreas de negócio", aponta.   

Como próximos passos, FURNAS, com a parceria da Practia, continuará a capacitação de outros grupos de colaboradores inovadores, formando novas equipes que se envolvam e se conectem para criação de aplicações e democratização tecnológica, fator chave para a evolução digital.
 

Por: Larissa Marques