Projeto beneficiado pelo Edital Socioesportivo de FURNAS visita o MAM Rio

Os alunos conheceram a exposição “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”

Publicado em:
Tatiana Piloto


Jovens da Fundação Gol de Letra, localizada no Complexo do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, participaram ontem (22/9) de uma visita guiada por educadores ao Museu de Arte Moderna – MAM Rio. O projeto oferece cursos profissionalizantes, biblioteca comunitária, práticas esportivas em Judô, Futsal, Tênis, Tênis de Mesa e Ginástica Rítmica, entre outras atividades. A Fundação Gol de Letra recebe o apoio de FURNAS, com recursos disponibilizados por meio do Edital Socioesportivo das Empresas Eletrobras 2021.   

“Nosso projeto conta também com o objetivo de fazer com que o jovem tenha a visão do espaço em que ele vive, da importância e do pertencimento dele neste local”, destaca Estevão Neto, educador-tutor da Fundação Gol de Letra.  

A aluna Rosimari Gomes, que faz o curso de Administração na fundação, ressaltou a importância do projeto: “Ele nos beneficia com o esporte, cultura e formação para o trabalho. Dá a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes, que não teríamos condições de pagar, para nos deixar aptos ao mercado de trabalho “  

O colaborador Alexandre Sampaio, do Departamento de Responsabilidade Social, Marca e Reputação (DRS.P) e responsável pelos projetos patrocinados por FURNAS através do Edital Socioesportivo das Empresas Eletrobras destaca a relevância da iniciativa: “É fundamental a integração e a parceria entre as áreas de atuação da responsabilidade social de FURNAS. Nesse caso, unimos em uma ação os projetos vinculados ao patrocínio esportivo e cultural, ampliando o alcance dessas iniciativas e o desenvolvimento dos jovens atendidos.”

A visita foi realizada como contrapartida ao patrocínio de FURNAS ao Plano Anual de Atividades do MAM Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.   

“Para nós, enquanto instituição, é muito importante porque amplia o acesso à arte, além de tornar o museu um espaço muito mais democrático. Então, ter o nosso acervo alcançando tantas pessoas, escolas e projetos é muito bacana”, concluiu Stephanie Santana, educadora do MAM.  

Os alunos apreciaram a exposição “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”, que aborda a série de levantes populares, motins e revoltas que antecederam a proclamação da Independência do Brasil ou que ocorreram nas décadas subsequentes. A mostra fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita.   
 


 


 


 


 

Por: Larissa Marques