Subestação de Campinas celebra 50 anos de operação

Empreendimento atende a região metropolitana de Campinas, localidade constituída por 21 municípios

Publicado em:
Panorâmica Subestação de Campinas (SP) / Crédito: Arquivo Furnas

Nesta quarta-feira (28/9), a Subestação de Campinas (SP) completa 50 anos de atividade. Com potência instalada de 1869,6 MVA, o empreendimento é responsável por 43% da energia consumida na região metropolitana de Campinas, constituída por 21 municípios, com população atual estimada em 3,3 milhões de habitantes. 

O empreendimento foi construído com o intuito de escoar a energia elétrica gerada nas usinas hidrelétricas do Rio Grande, como as usinas de Marimbondo (MG/SP), Furnas (MG), Mascarenhas de Moraes (MG/SP) e Luiz Carlos Barreto (MG/SP), através das linhas de transmissão em 345kV provenientes da Subestação Poços de Caldas, assim como em 500kV vindo da Subestação Araraquara, ambas de FURNAS. 

A Subestação de Campinas é classificada sistemicamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) como estratégica do Tipo E2, o que significa que sua perda intempestiva afeta o suprimento de energia dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com relevante corte de carga.  

Diversos serviços de comunicação passam pelo empreendimento, tais como: supervisão das subestações do tronco de 765 kV, canais de dados para o Sistema Interligado Nacional, telefonia com empresas externas, circuitos de supervisão, teleproteção e linhas dedicadas de outros centros regionais e subestações. 

FURNAS parabeniza a todos que fazem parte do dia a dia da Subestação Campinas, colaborando para o seu bom funcionamento. 

 

Por: Larissa Marques