Outubro Rosa: FURNAS apoia campanha mundial de prevenção ao câncer de mama

Empresa realizará atividades de conscientização ao longo do mês

Publicado em:


O câncer de mama é o tipo mais frequente da doença entre as mulheres. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que corresponde a um em cada quatro casos de câncer na população feminina. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê que novas 66 mil ocorrências serão registradas este ano e que as mortes pela doença podem chegar a 18 mil. 

O diagnóstico precoce do câncer de mama é a forma mais eficaz de redução da mortalidade. Por isso, há mais de três décadas, é realizada anualmente a campanha mundial Outubro Rosa, com o objetivo de compartilhar informações, promover a conscientização e facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Quanto mais cedo o câncer de mama é identificado, maiores são as chances de cura. E a identificação se dá pelo autoexame, complementado pelo exame clínico, feito por médicos, e por mamografias e outros exames de imagem que venham a ser solicitados.

A campanha do Outubro Rosa também passou a alertar para o câncer de colo de útero, que tem atingido muitas mulheres no mundo e que é pouco conhecido. O Outubro Rosa incentiva as mulheres a realizarem mensalmente o autoexame das mamas e anualmente a mamografia e o exame citológico conhecido como Papanicolau, preventivo do câncer de colo de útero. A campanha esclarece ainda que a alimentação saudável e equilibrada, assim como a prática de exercícios físicos, ajuda na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Em FURNAS, ao longo do mês de outubro, serão realizadas várias atividades de conscientização. O laço cor de rosa – marca global da campanha – já aparece na tela dos computadores de todos os funcionários assim como a mensagem inicial com informações sobre a sobre a doença e sua prevenção. 
 

Por: Luciana Ramos