Microsoft destaca atuação de FURNAS no uso de inteligência artificial

Empresa fomenta nova cultural de manutenção preditiva com IA, diz gigante da TI

Publicado em:


A Microsoft elegeu FURNAS como caso de sucesso (veja aqui) no desenvolvimento de sistemas baseados em inteligência artificial (IA). A empresa norte-americana descreve o uso de aplicações Microsoft para a implantação de um projeto que utiliza algoritmos para aprimorar a manutenção preditiva de ativos de transmissão de energia, antecipando eventuais falhas que possam causar a indisponibilidade de subestações e linhas de transmissão.

 "Esse projeto nasceu como uma iniciativa de tornar Furnas uma referência em IA para o setor elétrico, e unimos com um projeto de P&D (pesquisa e desenvolvimento), que estava em andamento, com o objetivo de negócio de reduzir as penalidades relacionadas à indisponibilidade dos ativos de transmissão", explica Ana Claudia Rodrigues, gerente de Transformação Digital de da empresa, no caso publicado pela Microsoft.

"As empresas do setor elétrico ainda carecem de evoluções mais simples, como integração e padronização de dados. No projeto estamos entregando um Data Lake que será usado em outras soluções também, um ganho que já é extremamente importante", explica Marcelo de Carvalho, gerente substituto de Transformação Digital e coordenador do projeto.

Marcelo Piñeiro, superintendente de Tecnologia da Informação de FURNAS, destaca ainda a importância da iniciativa para a capacitação dos colaboradores, parte da estratégia adota para a mudança cultural da companhia em prol de processos mais digitalizados.

Para ler o caso de sucesso e assistir ao vídeo divulgado pela Microsoft, acesse Microsoft Customer Story-Furnas fomenta uma nova cultura de manutenção preditiva com IA e suporte do Azure.
 

Por: DCA.P