Instalações de FURNAS em Jacarepaguá recebem a visita de diretor da Eletronorte

Empresa conheceu de perto a tecnologia de FURNAS

Publicado em:


O diretor de Engenharia da Eletronorte, Domingos Andreatta, acompanhado de equipe, visitou as instalações técnicas, laboratório e a Subestação de Jacarepaguá, na última quinta-feira (6/10). Recebido pelo diretor de Engenharia de FURNAS, Sidnei Bispo, Andreatta conheceu de perto a unidade que fica localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A Subestação de Jacarepaguá entrou em operação comercial em dezembro de 1967 para suprir o município do Rio de Janeiro com a energia da Usina Termelétrica de Santa Cruz. Hoje, é responsável pelo atendimento de bairros como Jardim Botânico, Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Santa Cruz e Grajaú, entre outros. A unidade conta com dois circuitos em 345 kV, 16 circuitos em 138 kV e cinco bancos de autotransformadores que totalizam 1.125 MVA de potência instalada, o suficiente para suprir o consumo de energia de aproximadamente 2 milhões de habitantes.

O diretor da Eletronorte conheceu o Laboratório de Hidráulica Experimental, que realiza ensaios em modelos de reduzido de usinas hidrelétricas; o Escritório de Construção da Transmissão; o Centro de Capacitação de Transmissão e demais instalações situadas em Jacarepaguá.

Durante a tarde ele foi até a sede da empresa, no Centro da cidade, e participou de uma apresentação sobre a gestão de projetos de Furnas.

A superintendente de Gestão Ambiental de FURNAS, Letícia Mana Leite, apresentou um pouco do funcionamento da área. Ela falou sobre o sistema de melhorias do processo de gestão ambiental, ações voluntárias que são destaques na empresa e os prêmios já recebidos por FURNAS. O superintendente de Gestão de Projetos e Empreendimentos, Alexandre Ramis, ressaltou que a função do Escritório é desenvolver soluções para que a empresa aumente a eficiência de seus ativos e ponha em prática ações estratégias relacionadas à modernização e expansão do seu sistema.

Para Bispo, a interação agregou conhecimentos para FURNAS e Eletronorte sobre as boas práticas de ações de campo que existem nas empresas. “Foi uma visita bastante positiva, tivemos grande troca de conhecimento e experiências. Identificamos claramente a oportunidade de fazer parcerias estratégicas para a nova Eletrobras”, destaca.

“Foi um ótimo encontro! Temos trabalhos muito bem-feitos aqui em FURNAS que serão, certamente, interessantes para a Eletronorte. Acredito que devemos trabalhar como uma empresa conjunta”, pontuou Andreatta.

Thiago Soares, engenheiro do gabinete da diretoria da Eletronorte, parabenizou FURNAS pelo trabalho da Diretoria de Engenharia. “O que nós vimos hoje foi um trabalho de excelência em termos de engenharia, envolvendo a construção e diagnóstico, algo que tem muita sinergia entre o que se precisa em termos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e aplicação empresarial”, afirma.
 

Por: Gisele Alves