Ações de FURNAS no mês das crianças têm foco na prevenção da exploração sexual

Empresa contribui para levar informação e proteção ao público jovem

Publicado em:



Outubro é o mês das crianças. Durante o período é comum presentear os pequenos, mas se faz importante também a reflexão sobre as necessidades e os direitos das crianças e adolescentes. Pensando nisso, FURNAS preparou algumas ações voltadas para o tema.

A empresa é parceira da ONG Childhood Brasil no programa Na Mão Certa, que mobiliza as corporações através do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. Empresas e entidades empresariais, em todo o país, aderiram ao Pacto Empresarial, propondo ações para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual nas estradas.

A principal estratégia do programa é a educação continuada de motoristas para atuação como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, prevenindo e denunciando ocorrências.

O tema da exploração sexual é considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das piores formas de trabalho infantil. A assistente social de FURNAS e ponto focal do Na Mão Certa na companhia, Cláudia Tenório, destaca que a empresa está atenta ao não emprego de crianças e adolescentes em sua cadeia de fornecedores. “Como compromisso por ser uma empresa amiga da criança e do adolescente, atuamos pela prevenção e promoção dos direitos desse segmento, desenvolvendo um trabalho educativo para mobilização e engajamento da sociedade”, explica.

FURNAS vem realizando uma série de eventos conjuntos para compartilhamento de experiências relacionadas ao tema. Em julho, foram criados grupos de trabalho para tratar da importância de se prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, envolvendo representantes dos projetos contemplados no Edital Furnas Social e no Edital para Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente. As ações fazem parte da parceria da Superintendência de Gestão de Pessoas (RH. G) com o Departamento de Responsabilidade Social Marca e Reputação (DRS.P).

Na última semana deste mês, duas palestras serão realizadas para os profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes. Confira:


Gestão do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescentes
Palestrantes: Educadores do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte/MG.
Data: 25/10
Horário: 14h
https://bit.ly/3siW7tq


Estratégias de prevenção e enfrentamento às violências contra a criança e adolescente na Escola
Palestrantes: Educadores do Colégio Marista de Varginha (MG), Clemilson Graciano Silva e Lissandra Silva Chiste Julidori.
Data: 26/10
Horário: 10h
https://bit.ly/3TiIRB2
 

Por: Gisele Alves