FURNAS participa da reunião sobre o planejamento do Segundo Ciclo do PAN das Aves da Mata Atlântica

Iniciativa programa ações que visam a conservação das espécies de aves nativas

Publicado em:


FURNAS participou, entre os dias 17 e 21 de outubro, da reunião sobre o Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação das aves da Mata Atlântica. O encontro virtual teve como objetivo planejar ações que possibilitem a conservação das espécies de aves ameaçadas de extinção no bioma.  

A ação, conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contou com a presença dos biólogos Adriano Rodrigues Lagos e Fernando Vieira Machado, ambos colaboradores do Departamento de Gestão do Meio Físico-Biótico, universidades, organizações não-governamentais e consultorias ambientais.

"A participação de Furnas nesse fórum é fundamental para que, durante o atendimento das condicionantes ambientais dos seus empreendimentos, a empresa esteja alinhada às necessidades indicadas pelo ICMBio para a conservação da fauna brasileira", afirmaram Adriano Lagos e Fernando Machado.

A empresa já atua com o planejamento e desenvolvimento de projetos que envolvem programas de conservação, como o do mutum-de-penacho e do aracuã-guarda-faca na Usina Hidrelétrica de Marimbondo (MG/SP), da avifauna da linha de transmissão 765 kV Itaberá-Tijuco Preto, e do cuitelão, no complexo hidrelétrico Anta/Simplício (MG/RJ). Os dois primeiros em atendimento ao licenciamento ambiental, e o último de forma voluntária, através do primeiro edital socioambiental de Furnas, realizado no ano de 2021.
 

Por: DCA.P