FURNAS é uma das finalistas do Troféu Seriema 2022

Reconhecimento é conferido às empresas que atuam em prol do meio ambiente

Publicado em:

FURNAS está entre as três finalistas do Troféu Seriema 2022 - 20ª edição do Prêmio CREA/CONFEA de Meio Ambiente, em edição nacional, que reconhece ações que se destacam pela preservação e conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.  

A companhia concorre na modalidade Elementos Naturais, com o trabalho que contempla parte dos produtos desenvolvidos no P&D+I Aneel Bioengenharia, detalhando técnicas para controle de processos erosivos em taludes e margens de reservatórios de empreendimentos de geração de energia elétrica. Algumas destas técnicas, inéditas no país, demonstram o pioneirismo da empresa nesta área.       

O projeto foi coordenado pela Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica de FURNAS, em parceria com a empresa Ingá Engenharia e a Universidade de São Paulo (USP). A autoria da ação indicada é de: Marta Pereira da Luz e Alexandre Pereira de Castro, gerentes da Divisão de Tecnologia em Engenharia Civil e Hidráulica; Victor Hugo Goes Ricco, superintendente de Engenharia de Geração; Renato Marques Cabral, gerente do Departamento de Segurança de Barragens e Tecnologia; Vinícius Ferreira Vianna e Ricardo Moreira Soares, da Divisão de Geotecnia e Segurança de Barragens; Marlon Silva Schliewe, da Divisão de Instrumentação e Laboratórios de Engenharia Civil; Arnaldo Coelho, da Ingá Engenharia; e Jefferson Lins, da USP.    

"Ser finalista no Troféu Seriema mostra a competência e o comprometimento de FURNAS e de sua equipe com a preservação e conservação dos recursos naturais, bem como sua maturidade em promover uma engenharia de alto nível com coerência ambiental e social", destaca a engenheira civil e coordenadora do projeto concorrente, Marta Luz. 

Na próxima quarta-feira (9/11), em Goiânia, ocorrerá a cerimônia oficial promovida Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), para a entrega do troféu aos primeiros colocados nesta categoria e nas demais.    

Na edição de 2018, FURNAS foi uma das ganhadoras na modalidade Produção Acadêmica. A companhia apresentou o trabalho “Erosões em Margem de Reservatório de UHES: Monitoramento e Educação Ambiental”, resultado do acompanhamento dos processos erosivos nos reservatórios das Usina Hidrelétricas de Itumbiara, Furnas e Batalha.  

Sobre o prêmio 

Lançado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás em 2001, o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente foi pioneiro no estado, reconhecendo práticas de toda sociedade que atuam na geração de reflexão sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil.   

O Troféu Seriema recebe este nome devido à seriema (Cariama cristata), ave símbolo da premiação desde a primeira edição, que se destaca por representar a resistência e a força da natureza. Estimulando os diversos setores da sociedade nas boas práticas ambientais, desde a edição de 2021, o prêmio passou a ter abrangência nacional, recebendo inscrições de trabalhos de elevado nível técnico de todo o país.   

Os autores podem inscrever seus projetos em uma das sete modalidades: Sociedade Sustentável, Imprensa, Biodiversidade, Gestão Empresarial para os ODS, Inovação, Produção Acadêmica e Elementos Naturais. A premiação envolve diversos profissionais especializados na área socioambiental para compor suas comissões julgadoras, agraciando mais de uma centena de iniciativas. 

Para saber mais, acesse: https://www.trofeuseriema.org.br/

 

Por: Larissa Marques