Energia em foco na Rio Innovation Week

Palestras no estande da Eletrobras e no Energy Hub Summit atraem grande público no maior evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina

Publicado em:
Presidente de Furnas, Caio Pompeu, observa a maqueta da planta de hidrogênio verde da empresa, no estande da Eletrobras Furnas / Crédito: Rafael Wallace


O estande da Eletrobras está entre os mais movimentados na Rio Innovation Week, que ocupa uma área de 50 mil metros quadrados no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e tem mais de 70 mil inscritos. Não é por menos: em uma série de palestras, são apresentados os mais inovadores projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D da empresa.

Na terça-feira, primeiro dia do evento, quem visitou o estande pôde conhecer, por exemplo, o projeto do Veículo Elétrico Leve a Bateria, com um módulo para extensão de autonomia a partir de um compacto motor de combustão interna a etanol que permite alcançar autonomia superior a 400 km. Outra novidade apresentada foi o Túnel de Vento, equipamento de 27 metros de comprimento instalado no laboratório da Eletrobras Furnas em Aparecida de Goiânia (GO). O túnel permite estudar as estruturas necessárias para a geração de energia eólica ao submetê-las à ação do vento.

Houve, ainda no primeiro dia, uma palestra sobre monitoramento inteligente de ativos de transmissão, iniciativa inovadora que visa melhorar a disponibilidade do sistema de transmissão da empresa, reduzindo gastos com manutenção e analisando com antecedência possíveis falhas, para evitar danos futuros e garantir mais segurança e estabilidade ao sistema.

O segundo dia do evento, quarta, 9/11, começou com a participação do diretor de Gestão Corporativa da Eletrobras FURNAS, Pedro Brito, no painel Energy Leaders – o futuro da energia na visão do C-level, apresentado no espaço Energy Hub Summit. Ele comentou como a inovação tem feito a diferença na empresa: "temos usado a inovação para atuar em novos mercados. Tendo a energia como drive, desenvolvemos novas soluções".

Também no Energy Hub Summit, o gerente do Departamento de Departamento de Educação, Desenvolvimento e Inovação Corporativa em FURNAS, Thiago Peixoto, participou do painel Transição energética e Novas fontes de Energia e falou sobre descarbonização, digitalização e descentralização.

No estande, foi apresentado o Power TS, plataforma para testes em sistemas digitais de proteção e controle de subestações, já em operação na subestação de Foz de Iguaçu. "Um protótipo simula sinais de equipamentos elétricos.  Com realidade virtual, é possível sobrevoar a subestação e identificar falhas", contou Adriel Rodrigues da Silva, Técnico de Proteção de Sistemas Elétricos de FURNAS.

Claudia Pocho, gerente de Sustentabilidade de FURNAS, falou sobre os desafios da sustentabilidade para o setor elétrico e especificamente para a empresa. “Nosso objetivo é incentivar a conexão com parceiros inovadores que tragam soluções de negócios sustentáveis”, disse.

Cultura digital com citizen developers foi outro tema abordado. “A ideia é que o usuário de cada área de negócio tenha destreza para desenvolver aplicações inovadoras, para automação de processos, com a área de Tecnologia da Informação dando apoio”, resumiu Alexandre Oliveira de Azevedo, do Departamento de Transformação Digital de FURNAS.

Ainda na quarta-feira, duas palestras abordaram Inteligência Artificial. A primeira sobre o uso da tecnologia no monitoramento de faixas de servidão; e a segunda sobre a previsão de chuvas e de preços de energia.

Por fim, Fernando Silveira, da Gerência de Transformação Digital de FURNAS, falou sobre Transformação Digital e a importância dos dados: “Transformação digital vai além do uso de tecnologias; diz respeito à mudança de mentalidade.  E os dados consolidam um dos mais importantes pilares da transformação digital, pois contribuem para uma gestão mais assertiva e trazem maior eficiência na resposta aos clientes”.

A programação do estande permaneceu intensa nos dias seguintes.
 


 


 


 


 

Por: Luciana Ramos