Voluntários de FURNAS e da holding Eletrobras promovem plantio de mudas em parque na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Plantas vêm do horto da Usina de Funil, em Resende (RJ)

Publicado em:

Um grande mutirão promoveu na manhã do sábado (10/12) o plantio de 200 mudas de espécies da Mata Atlântica no Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro da Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu dos grupos de voluntários da Eletrobras e de FURNAS, em parceria com o projeto social Escola de Negócios: Treinamento Empreendedor para Artesãs e Costureiras do Rio de Janeiro. Também participaram a ONG Trilha Transcarioca e equipes do próprio Instituto Estadual do Ambiente/Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)/Núcleo Piraquara. No total, cerca de 50 pessoas foram mobilizadas.

As mudas – de Jatobá, Sangra D´Água, Sapucaia, Aroeira Vermelha, Capororoca, Ingá Branco, Cutieira e Ingá Mirim – foram doadas pelo horto da UHE Funil, em Resende (RJ), que integra o Sistema Furnas. Segundo Mariana Mandarino, responsável pelo Programa FURNAS de Voluntariado, a iniciativa se valeu da experiência dos voluntários no Projeto IARA - Intervenção Ambiental para a Recuperação das Águas.

“O projeto IARA monitora o trecho do rio Grande próximo à subestação de Jacarepaguá de FURNAS. Em setembro, por ocasião do Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day), houve uma ação de limpeza, onde retiramos 500 quilos de resíduos das margens do rio e entorno da subestação. Depois foram plantadas mudas nativas”, lembra ela.

Desta vez, o objetivo é a recuperação de uma nascente do rio Piraquara que se encontra no Parque Estadual da Pedra Branca. O plantio de espécies de árvores da Mata Atlântica contribui para o fluxo contínuo de água da nascente.

Vista aérea da área de plantio

 

Por: Luciana Ramos