FURNAS antecipa a recomposição das torres de transmissão

Com o trabalho conjunto de equipes do Paraná e São Paulo foi possível agilizar a conclusão dos reparos antes do prazo

Publicado em:
Crédito: Alexandro Rodrigues


A Eletrobras Furnas concluiu no início da manhã de hoje (13/01), o trabalho de recomposição das torres danificadas na linha de transmissão em corrente contínua Foz do Iguaçu-Ibiúna (+/- 600 kV), no estado do Paraná. A previsão inicial era de que os serviços se estenderiam até às 17 horas, mas foi possível antecipar o prazo 10 horas antes do horário previsto , com a mobilização de cerca de 90 profissionais – entre técnicos e equipes de apoio – baseados no próprio estado do Paraná e também em São Paulo. 

“A experiência dos nossos técnicos e as boas condições climáticas na região favoreceram a antecipação da entrega da linha”, afirmou o diretor de Operação e Manutenção da empresa, Francisco Arteiro. “Mais uma vez nossas equipes demonstraram seu comprometimento e alta qualidade técnica”.
 




A torre 114 da linha Foz do Iguaçu-Ibiúna tombou na madrugada do dia 9/1 e provocou danos em outras três torres adjacentes (112, 113 e 115). Apesar de o circuito ter ficado indisponível, não houve impacto no sistema elétrico: outros circuitos suportaram o fornecimento de energia. 

Foi acionado o Plano de Emergência de Linhas de Transmissão, que, além dos técnicos, mobilizou maquinário pesado para os reparos: duas retroescavadeiras, dois guindastes, trator de esteira, plataforma elevatória e caminhões. O Diretor de Operações e superintendentes da Eletrobras Furnas estavam no local acompanhando o reestabelecimento das torres.
 

Por: DCA.P