Eletrobras Furnas realiza ações emergenciais em Capitólio

Iniciativa conjunta com Prefeitura objetiva minimizar impactos do transbordamento do rio Piumhi

Publicado em:
Crédito: Divulgação


Em uma ação coordenada com a Prefeitura de Capitólio, a Eletrobras Furnas está colocando em prática uma série de ações emergenciais para recuperar a infraestrutura do município atingido pelo transbordamento do rio Piumhi, no dia 9/1. A empresa também trabalha junto aos órgãos municipais na assistência à população impactada pelas fortes chuvas na região.

Acompanhado do diretor de Engenharia da Eletrobras Furnas, Sidnei Bispo, o diretor de Operação e Manutenção e presidente em exercício da empresa, Francisco Arteiro, reuniu-se com autoridades locais na terça-feira (17/1) e conheceu in loco as necessidades da população. “A Eletrobras Furnas é uma empresa atenta ao seu redor e comprometida com o bem-estar social. Fiz questão de vir à região para ver de perto a situação do município e propor ações de mitigação rápida dos efeitos causados pela enchente”, afirmou. Também participaram da vistoria funcionários da equipe técnica da Diretoria de Engenharia da companhia.

“Nós colhemos bons frutos hoje, através de reuniões e diligências com a Eletrobras Furnas, e vamos realizar nos próximos dias as ações e obras necessárias para a gente conseguir mitigar o reflexo do alagamento e escoar o acúmulo de água que existe na entrada da nossa cidade”, declarou o prefeito Cristiano Geraldo da Silva.

Uma das iniciativas foi o início de disponibilização no mesmo dia da reunião de 400 toneladas de brita para a recuperação do acesso de veículos leves a áreas do município, além de mobilização de dois caminhões, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e mais 200 toneladas de pedras de mão, para acelerar a manutenção dos acessos e garantir a sua utilização caso as águas não recuem.

Paralelamente, serão feitas adequações técnicas nas bombas das estações elevatórias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para garantir o funcionamento do sistema mesmo com nível d’água elevado.

A empresa também alugará uma ambulância para apoiar o atendimento dos órgãos de saúde municipais. E está adquirindo ração para os animais que foram transferidos do abrigo público.

Após a licença ambiental para a limpeza de parte do canal de refluxo do Rio Piumhi ter sido emitida em 6 de janeiro, a Eletrobras Furnas finalizou o processo de contratação da empresa responsável pela execução da obra, que tem previsão de início para o dia 1º de fevereiro.
 

Por: Leonardo Cunha