Testes do ciclo combinado da UTE Santa Cruz são concluídos com êxito

FURNAS aguarda autorização da Aneel para iniciar a operação comercial

Publicado em:
Crédito: José Lins


FURNAS concluiu, com êxito, na semana passada, o Teste de Confiabilidade com 96 horas de monitoramento do ciclo combinado implantado na Usina Termelétrica de Santa Cruz (RJ). Foi o último teste. A partir dele, a empresa está apta a prosseguir com os requerimentos junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que seja autorizada a operação comercial do empreendimento. A previsão é de que esta autorização seja emitida até 6 de fevereiro de 2023.

A implantação do ciclo combinado adicionará mais 150 MW aos 350 MW gerados atualmente pela UTE Santa Cruz, sem consumo extra de combustível e nenhum acréscimo na emissão de gás carbônico. O empreendimento trará significativa redução no Custo Variável Unitário (CVU) da usina, tornando-a mais competitiva na comercialização de energia despachada pelo ONS.

A implantação do ciclo combinado foi feita com a instalação de duas novas caldeiras de recuperação de calor – que transformam em vapor os gases de exaustão das turbinas a gás 11 e 21 – e de um novo turbogerador a gás natural.

Construída na década de 1960, a UTE Santa Cruz foi convertida a gás natural em 1987. Em 2003, teve início a modernização da usina – com ampliação da capacidade geradora – após sua inclusão no programa prioritário de termeletricidade (PPT) do Governo Federal. Foram, então, instaladas duas turbinas a gás, para funcionamento em ciclo aberto.

 


 

Por: DCA.P